ONG Bom Samaritano: um porto seguro para os períodos de incertezas
Existente desde 2019, a ONG Projeto Bom Samaritano, fundada por Antonio André, em 2019, conseguiu o título de utilidade pública municipal em 2021. A ONG foi iniciada com o projeto de acompanhante hospitalar, em que auxiliam famílias nos hospitais que têm parentes internados e precisam revezar no acompanhamento dos seus entes queridos.
“Fazemos isso com voluntários dispostos a levar amor em forma de doação do seu tempo”, diz André. “A ONG hoje conta única e exclusivamente com a doação dos seus voluntários e da comunidade que ajuda com a doação de roupas, calçados, móveis, etc. para manutenção das despesas da sede na Vila Padre Bento”.
No ano passado, a ONG iniciou seu segundo projeto, chamado “Samaritanos de Plantão”, liderado pela Jackeline Bianchini, que até hoje já formou duas turmas de palhaços, que realizam visitas aos hospitais e asilos de Itu. Ao Periscópio, a coordenadora do projeto explica como surgiu a ideia.
“Sou nutricionista e na minha faculdade [São Camilo, em São Paulo] tinha um projeto que alia essa parte de humanização com a linguagem do palhaço. Sempre achei lindo esse trabalho. Eu me encantei muito com isso, porém depois de formada, não podia mais fazer parte, já que somente durante o curso poderia participar. Me mudei para Itu, conheci o André, ele se interessou pelo projeto, que acabou alinhando bastante com o trabalho que a ONG já fazia”.
Em março de 2024, o projeto completou um ano e já formou duas turmas, contando com 14 participantes que atuam nos Hospital da Criança, Hospital Municipal e no Lar da Candelária.
Jackeline comenta ainda como funciona o processo de ingresso no projeto. “É preenchido um formulário, tem uma oficina experimental, há todo um critério de avaliação. Precisa ter no mínimo 18 anos para participar e é realizado um treinamento de três meses antes de ingressar com as visitas. Mesmo depois de formado, tem treinamentos periódicos”, destaca.
Sobre as visitas e o trabalho realizado que tem como objetivo levar o sorriso para inúmeras pessoas que estão passando por momentos de dificuldades, a coordenadora diz. “Somos nós os somos agraciados. Saímos de lá renovados. Mesmo naquela situação difícil ,a pessoa está sorrindo”.
Novo projeto
Neste mês de abril, a ONG inicia seu mais novo projeto na Santa Casa de Misericórdia de Itu: o Acolhimento Emocional, que é um serviço de apoio espiritual oferecido em ambiente hospitalar. O acolhimento expressa inclusão, aceitação e atitude de “estar próximo”.
Sobre o mais novo projeto, Antonio André destaca que o mesmo irá gerar a “oportunidade de conscientizar a comunidade hospitalar sobre a importância do cuidado emocional”, além de “contribuir para a melhora do estado emocional e espiritual dos pacientes” e estabelecer “redes de apoio e solidariedade entre pacientes e voluntários”.
Interessados em se voluntariar ou auxiliar de alguma outra maneira a ONG, devem entrar em contato pelo telefone: (11) 99918-2127 (Antonio André).