Palavra Livre tem embate entre vereadores e taxa de lixo novamente em pauta

Durante a Palavra Livre da sessão ordinária da Câmara de Vereadores na última terça-feira (03), o vereador Eduardo Ortiz (MDB) pediu questão de ordem e informou que, em respeito ao luto do prefeito Guilherme Gazzola (PP), que havia perdido a mãe no dia anterior, iria se abster de falar os “temas importantes” que tinha para abordar.

A vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC), porém, não deixou de falar. Ela abordou a nova “derrota” de Gazzola na Justiça, que foi contra a um recurso da Prefeitura sobre a decisão que favoreceu um cidadão ituano, que não precisará mais pagar a taxa de lixo. A parlamentar leu uma matéria divulgada pelo “Jornal de Itu” sobre a decisão da 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.

“Vamos ver agora o que o senhor Guilherme Gazzola vai dizer, porque ele sempre está certo, sempre está com a razão, ele não admite que ninguém diga nada”, declarou a vereadora, afirmando que a oposição está no caminho certo em pedir o cancelamento da taxa de lixo, já que não se pode cobrar a taxa com base no consumo de água do cidadão.

Ainda neste tema, Thiago Adautinho (PL) agradeceu aos vereadores da oposição por abrirem que outros edis assinassem o projeto de revogação da taxa de lixo e disse que sempre foi contrário ao valor praticado e que, “como o Executivo não cumpriu com a palavra”, agora vai brigar para a extinção da cobrança.

Ele também aproveitou para questionar a presidência se o prefeito Guilherme Gazzola já havia protocolado algo da sindicância anunciada contra seu pai, o ex-secretário de Serviços Rurais Adauto Gonçales. O presidente Normino da Rádio (Cidadania) disse que ainda não. “É importante principalmente este vereador cobrar, porque é fácil ‘jogar aos quatro ventos’ e depois não fazer nada”, cutucou Adautinho.

Já o vereador Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania) aproveitou a Palavra Livre para convidar a população para a 12ª Cãominhada, que acontece na manhã do próximo dia 15 de outubro pelas ruas do Centro. Ele destacou a importância do evento e frisou que o trajeto é realizado em sua maior parte à sombra, o que não prejudica as patas dos animais. A vereadora Patrícia da ASPA (PSD), com quem costuma entrar em atrito por conta da “causa animal”, pediu aparte durante sua fala, mas Castanheira não concedeu.

Logo na sequência, foi justamente momento da fala de Patrícia, que disse prezar pelo debate e que sempre foi educada com todos. “Nunca, nesses três anos que estamos aqui, deixei de faltar com a educação com nenhum dos colegas aqui”, declarou. Patrícia também disse que foi tratada de forma machista por Castanheira na sessão passada. O vereador não respondeu.

Projetos aprovados

Na Ordem do Dia, em única discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo Nº 20/2023, proposto pela Mesa Diretora, que concede o Diploma e Medalha de Mérito Berço da República a 20 homenageados. A honraria é destinada a membros da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana e do Exército Brasileiro. A sessão solene deverá ocorrer no mês de novembro.

Também foram aprovados diversos projetos de denominação de via pública. Os projetos aprovados em 2ª discussão seguem para sanção do Executivo Municipal, já os projetos aprovados em 1ª discussão seguem para nova discussão na 30ª Sessão Ordinária de 2023, que ocorre na terça-feira (10), às 16h, no Plenário da Câmara.

Um comentário em “Palavra Livre tem embate entre vereadores e taxa de lixo novamente em pauta

  • 15/10/2023 em 09:02
    Permalink

    E o caso dos caminhões limpa fossas da Prefeitura que há mais de um ano estão parados, existem fossas sépticas transbordando por ai, causando mau cheiro, e até risco de doenças. e ninguém faz nada, as reclamações são as pencas, tem até vereador que protocolizou pedido de explicações e até hoje também não recebeu.

Os comentários estão desativados.