Palestra pública apresenta projeto inédito para jovens desabrigados
Com o tema “Completei 18 anos! E agora?”, a abordagem irá apresentar o projeto da Casa de Apoio e Centro de Capacitação
Nesta quinta-feira (28), às 19h30, acontece a palestra pública de lançamento do projeto “Casa de Apoio e Centro de Capacitação de Itu”, no auditório do Sincomércio da cidade. O evento, que é aberto ao público e empresários da cidade, marca o início dos trabalhos da iniciativa, que oferecerá moradia a jovens que atingem a maioridade nos abrigos para menores e precisam iniciar uma vida, sem qualquer apoio.
No Brasil, a realidade de jovens egressos de lares para menores é um problema grave: segundo o Conselho Nacional de Justiça, mais de 2500 jovens de 18 anos tiveram que sair do abrigo onde viviam, apenas em 2015.
A palestra, com o título de “Completei 18 anos! E agora?”, será apresentada por Cláudia Maria Mariano da Silva, presidente do CMDCA – Itu (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e pelo coordenador do projeto, Claus-Peter O. Willi. Pai de dois filhos adotados, Claus segue engajado em ajudar as pessoas que crescem longe de um ambiente familiar. “Os jovens que vivem nestes lares, ao passarem a faixa dos 10 anos, já sentem que dificilmente serão adotados por uma família”, explica. “Por isso, além de atuar como lar, criamos um Centro de Capacitação, que atenderá jovens a partir dos 14 anos, proporcionando a eles uma profissionalização necessária para o momento em que atingirem a maioridade”, destaca o coordenador.
Inicialmente, a Casa de Apoio será voltada para dar abrigo a mulheres, que poderão morar no local entre os 18 e 21 anos. “Para as meninas, é ainda mais difícil conquistar uma vida digna, logo aos 18 anos, devido a diversos fatores”, destaca Claus. O coordenador do projeto lembra que a Casa de Apoio e Centro de Capacitação também funcionará como um espaço de convivência comunitária e de fortalecimento de vínculos sociais.
O projeto terá como gestor o Instituto Kairós, e atenderá os municípios de Itu, Salto, Cabreúva, Porto Feliz, Boituva e Indaiatuba, através de parceria com o Setor Público – Executivo e Judiciário – e Grupos de Apoio à Adoção destas cidades. O Sincomércio fica na Rua Maestro José Vitório, 137, Centro.