Palestra sobre fibromialgia é realizada na Câmara de Salto
Na última quarta-feira (25), o plenário da Câmara de Salto foi palco de uma palestra sobre a fibromialgia (síndrome clínica com manifestação de dores por todo o corpo). A palestra foi ministrada pelo médico generalista, Roberto Aiello, atuante no Programa de Estratégia de Saúde de Família na região do bairro Santa Cruz, que esteve acompanhado pela coordenadora de Saúde Coletiva, Leila Lobo de Oliveira Gomes dos Santos.
Durante a palestra foram apontados os sintomas, formas de tratamento e do diagnóstico da fibromialgia. “Não existe uma causa, mas algumas pistas do motivo de certas pessoas terem esta síndrome. Também não existe um exame e depende muito do ‘olhar clínico’ para poder chegar a um diagnóstico e fazer o tratamento correto”, destacou o médico.
Em sua explanação, o palestrante disse que a síndrome pode acometer pessoas de diversas faixas etárias, e que as mulheres fazem parte do grupo mais afetado. Além disso, enfatizou a importância da prática de atividades físicas como tratamento, e em certos casos a necessidade de tratamento medicamentoso. “A fibromialgia é uma condição médica crônica e, embora não exista cura, ela não é progressiva e não causa danos nas articulações, mas requer sempre um controle”, enfatizou.