Pé-direito duplo em destaque

Com tetos nas alturas, projetos ganham mais personalidade, amplitude e integração

pe-direito-duplo

Não é novidade, mas pode ser considerado tendência em projetos arquitetônicos: o pé-direito duplo, ou mais alto que o comum, é cada vez mais usado para trazer mais amplitude e personalidade a projetos arquitetônicos de casas, ou mesmo de apartamentos.

Amplitude

Segundo o arquiteto e designer de interiores Nelson Machado e o arquiteto Alexandre Weiss, o pé-direito duplo valoriza muito a casa. “O projeto fica mais elegante, especialmente com os grandes vãos de abertura e de janela, o que deixa o espaço mais iluminado, amplo e arejado”, comenta Machado.

Maior integração

A tendência é que os ambientes que fazem parte do espaço com vão duplo fiquem mais integrados. E, além disso, também é importante criar unicidade entre pavimento inferior e superior, como destaca Machado: “normalmente nós criamos um mezanino, integrando verticalmente os ambientes. De cima, nos preocupamos com a vista do pavimento térreo. E, de baixo, é preciso se preocupar com a escada, o desenho do mezanino, entre outros detalhes”.

Decoração diferenciada

A verticalidade do projeto é outro aspecto que os arquitetos gostam de explorar, aproveitando para decorar as paredes duplas com revestimentos texturizados ou em 3D, além da possibilidade de amplas janelas e longas cortinas. Outros elementos usados para aproveitar o vão são grandes quadros e painéis, ou outras peças decorativas. “Muitas vezes optamos por quadros pintados sob encomenda para decorar paredes amplas”, comentam os arquitetos.