>>> Periscópio Entrevista: “O lugar público está vivo”, declara Aline Zanatta, do Museu Republicano
Atuando há 12 anos na área museológica, Aline Zanatta, uma das integrantes da equipe responsável pelas atividades educativas do Museu Republicano “Convenção de Itu”, recebeu a reportagem do Periscópio na última semana para conversar sobre a importância da 16ª Semana Nacional dos Museus, ocorrida de 14 a 18 de maio.
Aline contou que começou a se envolver no universo museológico quando realizava seu mestrado na Unicamp, em 2005. “Eu comecei a frequentar e pesquisar o Museu Republicano, também tendo contato com a biblioteca do Museu Paulista”, conta Aline, acrescentando que essa relação “foi sendo um caminho para que eu descobrisse os bastidores do museu, o que acontece no trabalho técnico do museu”.
Depois que terminou o mestrado, Aline prestou concurso em 2006 e começou com o serviço educativo. “Eu já tinha uma noção do que era um museu universitário, voltado para pesquisa, mas também estruturado para atender a demanda dos pesquisadores, para o que vai além da visitação”, relata.
Aline explica que eventos como a Semana dos Museus são bem importantes, “pois colaboram para que os vários museus do Brasil realmente se conectem a determinadas temáticas”. “A Semana dos Museus é pra gente festejar esse lugar que chamamos de museu e que, ao tempo todo, acontecem atividades dentro dele”, declara.
Aline vê com preocupação a questão do envolvimento de crianças e jovens com os museus. “Eu fico um pouco preocupada, porque as políticas públicas municipais, de modo geral, ainda vêem o museu como um trabalho extra, e não como um trabalho que deveria estar dentro do currículo das escolas”, diz Aline.
Novos projetos
Aline conta que há projetos em parceria com a Escola Estadual “Rosa Maria Madeira Marques Freire”, além de manter projetos com a Escola de Cegos Santa Luzia. Na última quarta-feira (16), o museu inaugurou seus recursos de acessibilidade. “A gente percebeu, com a parceria com a escola de cegos, que esse era o caminho viável de a gente concretizar, em período curto, e continuaremos nesse trabalho em parceria com escolas da região”, aponta.
Aline ainda enfatiza que o museu é um “espaço de oferecer à comunidade questões essenciais à sociedade”. “Eu acho que a gente vem alargando nossa relação e reivindicando nosso espaço nos museus. A cidade de Itu, incrivelmente, gosta de museus. Isso é bem positivo”, conta. “O lugar público está vivo. O museu trabalha com o passado, mas ele tem que estar preocupado como a vida que acontece. Não tem que existir muros entre o museu e a sociedade”, finaliza.
O Museu Republicano, localizado na Rua Barão do Itaim, 67, Centro, está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, com entrada gratuita. (Gabriela Prado)