Peso nas costas
Dor na coluna é algo comum. Mas não é por isso que não merece atenção especial
Por Ana Luísa Tomba
Quem nunca ouviu – ou mesmo falou – que “sentiu uma pontada/fisgada nas costas”? A famosa dor nas costas é uma das situações mais comuns entre os humanos. A Organização Mundial da Saúde afirma que todo mundo, pelo menos uma vez na vida, vai sofrer um episódio dessa dor. E por ser tão comum, muitas vezes é subestimada. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, 27 milhões de brasileiros apresentam dores na coluna. E são vários os fatores que contribuem para essas dores. O diagnóstico é muito banalizado – muitas vezes, as dores nas costas são encaradas apenas como “mau jeito”. Esse “mau jeito”, no entanto, pode evoluir para uma doença crônica, inflamatória e, potencialmente, incapacitante.
O tratamento mais popular – e, estatisticamente, mais eficiente, já que 90% dos casos são bem sucedidos – é o da Reeducação Postural Global, famosa RPG. Cada sessão dura, em média, uma hora e é trabalhada por um fisioterapeuta.
De acordo com a especialista Samara Sahid, é importante saber qual é a causa da dor nas costas. “A má postura adquirida no ambiente de trabalho ou na prática de atividade física é a causa mais comum para uma pessoa precisar da RPG. A lombar sempre é a área mais prejudicada, mas nem sempre é a ‘raiz’ da dor. É normal que o incômodo na área da lombar seja um reflexo de um problema em outra parte do corpo, até mesmo da cervical”, explica a fisioterapeuta.
No entanto, “a dor não vem apenas da má postura, mas também da fraqueza de um determinado músculo. É preciso fortalecer esse músculo com a RPG, e mantê-lo fortalecido com o pilates ou outra atividade física. Em suma, a RPG é tratamento e o pilates é a manutenção desse tratamento”, explica Samara.
O novo tipo de dor
A fisioterapeuta especializada em “RPG Souchard” destaca o mal (postural) do século XXI. “Há algo muito importante a ser frisado: o peso do smartphone. Esse é o grande problema atualmente. Crianças estão aparecendo cada vez mais cedo na clínica por conta de dores na cervical. O que antes era somente pela postura de estudo, agora se tornou um problema crônico nas vértebras cervicais, que estão cada vez mais buscando projetar a cabeça para frente, enquanto os olhos tentam constantemente se fixar na tela para ler mensagens, observar fotos em redes sociais ou, simplesmente, enquanto interagem com algum jogo virtual”, analisa.
Por isso, o tratamento adapta-se ao cotidiano do paciente. “Se o indivíduo fala que sente dor quando está parado em pé na fila do banco, nós vamos fazer o tratamento em pé. Se ele reclama que dói quando se deita, nós faremos o tratamento com ele deitado. Sempre tento projetar o dia-a-dia do paciente na postura”, comenta Samara.
Outra opção
Outra alternativa eficaz para as dores na coluna é a acupuntura. Esse método une o estado físico com o psíquico para que haja uma melhora nas condições em que a pessoa se encontra e, até mesmo, uma cura para a patologia. O acupunturista Rafael Tatonetti orienta os pacientes desde o primeiro dia de consulta e conta que a acupuntura pode andar lado a lado com outros tratamentos médicos, passados por um ortopedista ou neurologista, por exemplo.
“Quando eu percebo que é um caso que não depende apenas da acupuntura, e sim de um procedimento cirúrgico, aconselho o paciente a procurar tal médico, para que haja uma melhora mais eficaz”, conta o especialista.
Há alguns artifícios que podem aliviar a dor nas costas. Se ainda assim não adiantar, é necessário procurar um especialista. Confira:
Repousar – Deite no chão ou em um colchão mais duro por meia hora;
Dormir de lado – Repouse com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas;
Compressas mornas – Coloque bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo;
Não ficar muito tempo na mesma posição – Levante de hora em hora, no mínimo;
Massagem – O procedimento deve ser feito por um especialista, para o relaxamento dos músculos.