Pesquisa aponta: “Periscópio” é o jornal mais lido entre os comerciários
JP obteve 82,14% da preferência dos entrevistados. Levantamento foi feito pelo instituto Polo Pesquisas
Uma pesquisa encomendada pelo Secom (Sindicado dos Empregados no Comércio de Itu e Região) apontou o “Periscópio” como o jornal mais lido entre os comerciários da cidade. Formulado pelo instituto Polo Pesquisas, da cidade de Piracicaba (SP), o levantamento ouviu 400 funcionários do comércio local e foi feito durante os dias 24 e 25 de fevereiro.
O JP aparece com 82,14% da preferência dos entrevistados, enquanto o segundo colocado obteve 5,71% e o terceiro, 3,57%. Os demais jornais mencionados, somados, obtiveram 8,56%. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 4% para mais ou para menos sobre os resultados obtidos, com um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa ouviu 69 homens e 331 mulheres. De acordo com Luciano Ribeiro, presidente do Secom, isso ocorre porque as mulheres são maioria no comércio. O presidente da entidade também explicou os motivos de se fazer essa pesquisa. “Nós fizemos a pesquisa por questões de que decisões o sindicato precisa tomar para o futuro”, explicou Ribeiro.
O presidente do sindicato também destacou o fato da mídia jornal ser a mais lembrada pelos entrevistados depois da internet. “Eu fiquei surpreso, porque as pessoas falam que não se lê mais jornal, e no fim foi o veículo que mais apareceu na pesquisa”, disse. Ribeiro também comentou que a pesquisa foi abrangente, ouvindo comerciários de diversos pontos da cidade. “Não foi só Floriano e Santa Rita. Teve Vila Nova e regiões mais afastadas também”, declarou.
Rádios
Já entre as rádios, a Cidade FM ficou com a primeira colocação da pesquisa, com 44,13% da preferência dos comerciários entrevistados. A segunda colocada ficou com 26,76% e a terceira, com 4,69%. Outras 19 estações de rádio foram citadas, somando 24,42%. Além das perguntas relacionadas à mídia local, a pesquisa também questionou sobre outros hábitos do comerciário.