Pets – A Vida Secreta dos Bichos

pets

Por André Roedel

Você tem um bichinho de estimação? Se tem, seja ele um cachorro, gato, hamster ou periquito, já deve ter se perguntado o que se passa na cabeça deles. Sim, sabemos que são animais irracionais, mas mesmo assim acabamos pensando nisso. Então a Illumination, mesma produtora de Meu Malvado Favorito e Minions, resolveu “solucionar” a questão com Pets – A Vida Secreta dos Bichos. Com muita diversão, claro.

A animação de roteiro leve e personagens carismáticos faz o espectador rir do começo ao fim. Não traz grandes novidades, nem revoluciona o gênero, mas cumpre seu papel de entreter. E, se formos analisar de uma maneira mais profunda, até nos leva a questionar a maneira como tratamos nossos animaizinhos domésticos.

Mas é claro que esse não é o objetivo do filme, que estreou em julho nos EUA e chegou na época errada aqui no Brasil – deveria ter sido lançado nas férias, mas parece ter ficado com medo de concorrer com Procurando Dory e o novo A Era do Gelo. Pets – A Vida Secreta dos Bichos é uma descompromissada e espirituosa animação sobre amizades improváveis, que usa e abusa do tom absurdo, e poderia facilmente concorrer com os referidos filmes.

Dirigido por Yarrow Cheney e Chris Renaud, o filme acompanha a “saga” de Max, um cachorro que mora em um apartamento de Manhattan. Quando sua querida dona traz para casa um novo cão chamado Duke, ele acaba ficando com ciúmes. Mas logo eles vão ter que pôr as divergências de lado quando um incidente coloca os dois na mira da carrocinha. Enquanto tentam fugir, os animais da vizinhança se reúnem para o resgate e uma gangue de bichos que moram nos esgotos se mete no caminho da dupla.

Indicado para pessoas de todas as idades, Pets – A Vida Secreta dos Bichos conta com uma boa dublagem de grandes estrelas brasileiras, como Danton Mello, Tiago Abravanel e Luis Miranda – este último dá voz ao coelhinho Bola de Neve, que tem uma aparência fofinha, mas na verdade é o grande chefão da gangue dos esgotos. Na versão original, ele é dublado por Kevin Hart – ator que eu elogiei recentemente nesse espaço –, e achei que a escolha por Miranda na versão nacional foi um grande acerto, pois os dois têm o mesmo tom de voz e timing para o humor.

E quem for ao cinema conferir Pets – A Vida Secreta dos Bichos ainda será brindado com um divertidíssimo curta estrelado pelos Minions – personagens criados pela Illumination. Ou seja, se você quer rir, vale cada centavo do ingresso.