Pintura com cal: solução simples e econômica

A cal hidratada está sendo resgatada como solução para quem não quer gastar muito e ainda busca efeitos rústicos na arquitetura

Seja em casa ou até mesmo no escritório, há quem prefira algo mais rústico em detrimento de cores mais fortes na decoração. A caiação é uma das técnicas mais antigas para uma aparência rústica. Fácil de aplicar e econômica, a técnica torna-se ainda mais atraente em tempos de crise. E é procurada por profissionais que buscam solução sustentável e de efeito diferenciado.

A cal hidratada ainda foi resgatada como uma forma ecológica e sustentável de não agressão ao meio-ambiente. Livre de substâncias tóxicas, a cal é um dos produtos mais usados em hospitais, porque tem poder bactericida que previne a formação de mofo e oferece maior poder de cobertura.

Onde usar: A “caiação”, como é chamada a pintura à base de cal, pode ser aplicada em paredes externas e internas, bem como em superfícies rústicas e porosas como alvenarias de cimento, cal, concreto e bloco de concreto. Somente não deve ser aplicada em superfícies lisas como cerâmica, nem em paredes que já tenham recebido outros tipos de tinta.

A caiação não poderá ser feita sobre massa acrílica, nem sobre massa corrida, por não aderir às mesmas. Também não é indicada em superfícies de concreto armado por não proteger a armadura do efeito da corrosão.

Como fazer: Após dez dias da aplicação sob qualquer superfície, o local pode ser lavado. Importante ressaltar que a cal deve ser aplicada ao menos duas vezes, a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final. O intervalo entre as aplicações é de 24h. Um único saco de 8kg misturado a 16L de água permite a cobertura de uma área de 25 a 30m².