PM promove treinamento referente à visita da Tocha Olímpica em Itu
Daniel Nápoli
Na noite da última terça-feira (5), a 1ª Cia. do 50º Batalhão da Polícia Militar promoveu a primeira parte dos treinamentos referentes à segurança durante a passagem da Tocha Olímpica, que ocorrerá no município no próximo dia 21.
Serão 130 policiais militares participando da escolta do evento, que está programado para ter início às 8h, quando parte das autoridades receberá a tocha na Prefeitura de Indaiatuba, deixando o Paço Municipal, passando pela Rodovia SP-75, Rodovia Nelson Schincariol, chegando em Itu. No trajeto ituano, a tocha passará pela Avenida Octaviano Pereira Mendes e pelas ruas Dr. Waldomiro Fernandes Pereira, Domingos Fernandes, Floriano Peixoto, Barão do Rio Branco, Paula Souza (contramão), Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), Sete de Setembro, Dos Andradas, Joaquim Borges, Prudente de Moraes e Praça Washington Luiz, até chegar ao Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior, onde 1.400 crianças farão um mosaico da tocha, encerrando a visita em Itu, com a Tropa de Choque de Campinas assumindo a operação, levando a tocha para a cidade de Jundiaí.
Durante o início do treinamento, o Capitão PM Emerson Drague, explicou como seria o desenvolvimento do trabalho. “Nesta primeira etapa, participaram do treinamento 22 homens e faremos uma simulação apenas nos 27 pontos em que serão realizadas as troca das tochas em Itu. Hoje (terça-feira) só sairão as motocicletas e iremos simular esse ponto. No próximo dia 13 (quarta-feira) faremos outra parte do treinamento, daí com todo o efetivo, fazendo interdição das ruas, contando com o comboio e todo o aparato”, relatou a autoridade que, momentos antes da saída para o treinamento, promoveu uma reunião com os policiais explicando a respeito do trajeto que será percorrido, bem como o trabalho que os mesmos deverão desenvolver durante o evento, que deverá ter no máximo 1h30 de duração.
“A Força Nacional também estará envolvida e isso fará com que a segurança esteja reforçada, mas temos de nos atentar pelo fato de ser uma quinta-feira e não será Ponto Facultativo na cidade. Ou seja, será um dia de trabalho normal e a população estará seguindo sua rotina. Por isso temos de fazer toda uma logística um trabalho adequado”, completou o Capitão.