Pneu correto do SUV tem influência na sua dirigibilidade, afirma especialista
Segundo Fábio Facca, os pneus são desenvolvidos para suportarem o uso em situações variadas. Conheça as diferenças
Diferente de outros modelos de automóveis, os pneus de SUVs se diferenciam pelo seu perfil mais robusto e alto. Como são veículos utilizados em diversas condições, os pneus precisam estar adequados ao terreno, seja aqueles que trafegam apenas no asfalto, em estrada de terra ou em ambos os terrenos.
Segundo Fábio Facca, gerente de vendas nacional da rede Campneus, os pneus são desenvolvidos para suportarem o uso em situações variadas, desde que o proprietário entenda as funcionalidades e também o tipo de pavimento para o qual o pneu foi desenvolvido.
“Existem diferenças nos modelos de pneus de SUV. Engana-se quem acredita que, por serem carros com uma maior altura livre do solo, estão preparados para rodarem em diversos tipos de terreno. No mercado existem modelos SUVs desenvolvidos para cidades, para uso misto e somente para fora de estrada. E os cuidados devem ser específicos para cada veículo”, afirma o executivo.
A escolha do pneu adequado para as condições de circulação é crucial; porque um produto voltado para lama não tem a mesma eficiência no asfalto, porque não possui a aderência necessária para circular nas vias urbanas, especialmente nos dias de chuva. “Já um pneu especial para asfalto utilizado em terrenos acidentados, além de correr o risco de estourar, vai consumir mais combustível do veículo, pois irá gerar um esforço maior para rodar”, ressalta Facca.
Veja as características de cada pneu para aplicar o modelo ideal para o seu SUV:
On Road: Estes acompanham a vida urbana, sendo totalmente voltados para o asfalto. “O pneu on road é exclusivo para quem anda nas ruas e estradas das grandes cidades. Uma característica é o conforto para os passageiros, acima da média quando comparado aos outros tipos de pneus”. Esses pneus são ideais para quem tem uma dirigibilidade mais esportiva.
Misto: É um pneu que pode ter três tipos de rodagem dentro e fora do asfalto: Pneu 50% on e 50% off, pneu 60% on 40% off e 60%off e 40% on. “Eles possuem sulcos ideais para tração e reforço para suportar atritos com pedras. Isso gera uma aderência melhor ao asfalto e também mais segurança ao rodar em estradas não pavimentadas, de trilhas leves. Se você roda durante a semana na cidade e aos finais de semana vai para um local afastado, com vias de terra, esse é o pneu ideal”, explica o executivo.
Off Road: este tipo é feito para rodar em todos os tipos de terreno não pavimentados. Os sulcos de sua banda de rodagem são bem visíveis. “O desenho desse pneu é voltado para escoamento de lama e outros detritos comuns em trilhas mais pesadas. É um produto desenvolvido para aguentar impactos, contato com pedras e que, se instalado em veículos que rodarão apenas na cidade, terá um desgaste prematuro”.
Facca orienta também o consumidor a procurar serviços de confiança para a instalação dos pneus. “Após colocar os pneus ideais para o SUV, o proprietário deve estar atento na realização do alinhamento e balanceamento. Ambos são fundamentais para garantir uma melhor rodagem ao veículo, mais segurança e evitar o desgaste prematuro dos pneus. E lembre-se também de fazer a calibragem periodicamente, a cada 15 dias, com os pneus frios”, finaliza Facca.