Polícia Militar executa programas de combate à criminalidade

Ações têm como objetivo promover uma maior integração entre a sociedade e as autoridades policiais

Daniel Nápoli

A Polícia Militar vem realizando nos últimos anos diversos trabalhos com o intuito de reforçar a segurança pública e, consequentemente, diminuir as taxas de criminalidade no município.

Com isso, o Jornal Periscópio entrevistou, na última semana, o comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar, Capitão PM Fábio Zanata, que comentou a respeito dos programas realizados pela instituição, como o “Vizinhança Solidária”, que tem como objetivo promover a integração pelo bem. “Nosso grande ideal é motivar a diminuição da criminalidade, assim como a intolerância social. Fazer com que os vizinhos possam se conhecer melhor e um ajudar o outro, auxiliando a Polícia Militar a combater o crime, formando uma corrente de comunicação”, comenta o policial.

Zanata explica como funciona o trabalho. “O programa tem início após uma identificação da área da cidade que esteja sofrendo influências criminosas e, após a mobilização, os moradores daquele bairro são incentivados através de palestras ministradas pela Polícia Militar, com dicas de segurança de como proceder caso aviste uma atitude suspeita e como nos acionar. Além disso, prosseguimos fazendo visitas periódicas a estas áreas, de duas a três vezes na semana, para conversar com os moradores e realizar a atualização da situação do bairro”.

Implantado no ano de 2015, o “Vizinhança Solidária” atende por meio da 1ª Cia. quatro bairros do município (Bairro Brasil, Centro, Altos de São José e Jardim Paulista), com planejamento de atender um novo local. “No futuro, pretendemos levar o programa para o Potiguara também, assim como em outros locais, mas tudo vai de acordo com estudos, análises dos índices de criminalidade e da integração entre os moradores do bairro”.

Além do programa descrito pelo comandante, a Polícia Militar promove trabalhos nas escolas voltado às crianças e aos adolescentes. Trata-se do PROERD e do JBA. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROED) destina-se aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais, estaduais e particulares, com o intuito de levar às crianças a importância da prevenção e os males que os entorpecentes e a violência podem causar.

Por último, o “Jovens Brasileiros em Ação” (JBA), que é desenvolvido com a finalidade de despertar nos adolescentes o protagonismo e suas potencialidades, formando cidadãos conscientes, participativos e solidários, por meio da liderança juvenil. Na cidade de Itu, atualmente o programa é trabalho com estudantes de 12 a 17 anos, das escolas estaduais “Dr. Cesário Motta” e “Regente Feijó”.

O Capitão PM deixa uma mensagem para a população. “A participação de toda a sociedade é muito importante para combater o crime. Qualquer atitude suspeita de uma pessoa, pode ser denunciada, que o cidadão terá sigilo absoluto. A Polícia Militar precisa da ajuda da sociedade de bem para que, unidos, possamos diminuir a criminalidade, reforçando assim a segurança”.