Polícia Militar inicia projeto “Diga não à Pichação” no “Regente”
Daniel Nápoli
Na manhã do último dia 22 de fevereiro, foi iniciada no município de Itu, na Escola Estadual “Regente Feijó”, a palestra “Diga não à Pichação”. Implantando na cidade pelo 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o projeto foi idealizado pela 2ª CIA da PM na cidade de São Roque e atualmente se estende pelos oito municípios que o 50º BPMI abrange, compreendidos entre as cidades de Itu, Salto, Porto Feliz, Tietê, São Roque, Araçariguama, Jumirim e Mairinque.
Instrutor do Programa Proerd em Itu e pedagogo, o Cb. PM. Marcelo de Oliveira Cruz é quem ministrará as palestras para os alunos do 6º, 7º, 8º, 9º do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, com o objetivo de conscientizar os estudantes a não praticar a pichação e diferenciá-la do grafite, esta promovida mediante autorização, após contato junto à Polícia Militar e realização de estudo.
Na oportunidade, o Cb. PM Marcelo comentou sobre a importância do projeto. “É um trabalho de conscientização em relação a uma cidade mais limpa, explicando o quanto é importante para um município, ainda mais para Itu, que é uma Estância Turística, não ter essa poluição visual. Além disso, o que é muito importante, destacar que o ato da pichação é um crime ambiental e que os pais desses jovens acabarão responsabilizados”.
Mediadora dos ensinos Fundamental e Médio, Tatiana Moraes das Dores Félix também comentou a respeito das palestras, reforçando sua importância. “Os jovens podem ver as consequências de cometer tal ato, além de saber a diferença entre pichação e grafite”.
As palestras, que abrangerão ao final 35 salas de aula, atingindo 1.225 alunos, já foram iniciadas, estendendo-se pelos dias 8, 15, 22 e 29 de março; 5, 12 e 19 de abril, encerrando assim o ciclo de palestras do tema, no “Regente Feijó”. Para o início de abril, está programado o início do mesmo projeto, na Escola Estadual “Dr. Cesário Motta”.
Foto – Daniel Nápoli