Políticos ituanos já se articulam para as eleições federais do ano que vem

Atuais deputados confirmam que disputarão reeleição em 2018. Além deles, outros nomes deverão entrar na disputa

 

André Roedel

 Os quatro deputados por Itu serão novamente candidatos em 2018. A reportagem do “Periscópio” esteve em contato com eles nesta semana e eles confirmaram que concorrerão à reeleição. José Olímpio e Herculano Passos sairão novamente para federal, enquanto Rodrigo Moraes e Rita Passos disputarão vaga para estadual.

Os quatro deputados por Itu serão novamente candidatos em 2018. A reportagem do “Periscópio” esteve em contato com eles nesta semana e eles confirmaram que concorrerão à reeleição. José Olímpio e Herculano Passos sairão novamente para federal, enquanto Rodrigo Moraes e Rita Passos disputarão vaga para estadual.

Pai e filho continuam no Democratas, enquanto marido e mulher seguem no PSD. “Logicamente que tem as convenções, mas vamos trabalhar para isso (reeleição)”, declarou Moraes. A opinião é compartilhada por Olímpio. “Vamos trabalhar para aumentar os votos em Itu. Nós temos o único escritório de deputado que funciona todos os dias em Itu”, afirmou.

Já o ex-prefeito Herculano afirmou que será candidato e também sua esposa. “Eu moro em Itu, é a minha cidade principal, então logicamente eu tenho que fazer campanha aqui”, apontou o deputado federal quando questionado como será sua atuação no município durante a campanha.

 

Novidades

Outros nomes aparecem para a disputa a deputado na cidade de Itu. Um deles é o atual vereador Macruz (PTB). Ele confirmou à reportagem do JP que será candidato a deputado, sem especificar qual cargo. Quem pode aparecer é o ex-vice-prefeito e ex-vereador Neto Beluci. Atualmente no PRB, o candidato derrotado a prefeito de Itu em 2016 se colocou à disposição do partido para concorrer a um novo cargo, porém também não especificou.

Além deles, outro que também pode pintar como candidato é o ex-vereador Eduardo Ortiz. Ele recentemente deixou o PHS e migrou para o Partido NOVO, onde já iniciou uma espécie de “processo seletivo” para concorrer à vaga de deputado federal. Porém, Ortiz se colocou à disposição também para sair para estadual caso o partido assim opte.

Outro ex-vereador no páreo é Matheus Costa. Candidato a vice-prefeito em 2016, ele segue no PHS e quer ser candidato, também ainda deixando em aberto se para federal ou estadual. “Tenho que ser candidato para ganhar”, afirmou o político, dizendo que tem potencial já que fez quase 15 mil votos para deputado estadual em 2014.

Quem também confirmou candidatura em 2018 é a jornalista Monica Seixas, que foi candidata a prefeita de Itu em 2016, obtendo quase 5 mil votos. Atualmente trabalhando para o mandato da vereadora paulistana Sâmia Bomfim, Monica deverá ser candidata a deputada estadual pelo PSOL no ano que vem. Outro psolista que pode sair candidato a federal é o ex-candidato a vereador Prof. Rafael Cidoman.

Outro político consultado pelo “Periscópio” a confirmar interesse em disputar o pleito de 2018 foi o vereador e líder do prefeito na Câmara Luciano do Secom (PTB). Ele deverá sair como candidato a deputado estadual, com forte apoio da classe comerciária. Por último, o esportista Tiago Wisky, presidente municipal do Avante (antigo PTdoB), deverá ser candidato também a deputado estadual.

 

Número maior

Caso todos esses nomes se confirmem, haverá um salto no número de candidatos a deputado por Itu com relação a 2014. Na última eleição federal, saíram candidatos na cidade Rita Passos, Matheus Costa e Rodrigo Moraes para deputado estadual e Herculano Passos, José Olímpio, Giva e Balbina para deputado federal – a última teve candidatura indeferida. (André Roedel)