População de Sorocaba cresce e demanda por planejamento também

Engenheiro Alessandro Nogueira, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Foto: Divulgação)

Segundo dados da Fundação Seade, nos últimos 18 anos, a expansão da produção industrial na Região Administrativa de Sorocaba atingiu 61,7%, o que impactou em geração de empregos, movimentou a economia e fez crescer a população. Atualmente, o município tem a sétima maior população do estado de SP, com mais de 757.459, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), e enfrenta o desafio de expandir e modernizar sua infraestrutura para atender às novas necessidades.

O Engenheiro Alessandro Nogueira, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), analisa que a forte participação no cenário industrial tem relação com o crescimento populacional e isso que impacta diretamente no planejamento de novos projetos de engenharia na cidade. “À medida que a população aumenta, é preciso expandir e modernizar a infraestrutura existente, melhorar as vias públicas, o transporte coletivo e a mobilidade urbana para evitar congestionamentos e garantir a eficiência do tráfego, por exemplo”.

Mas não é só isso, segundo Nogueira, a demanda por abastecimento de água e saneamento cresce na mesma proporção. “Com mais pessoas na cidade, temos que aumentar a capacidade das redes de água potável e esgoto, incluindo a construção de novas estações de tratamento. A infraestrutura energética e de telecomunicações também precisa ser ampliada, gerando mais eletricidade e conectividade”, explica.

Renovação e sustentabilidade

Além disso, novas moradias têm levado à verticalização das áreas urbanas. Em regiões densamente povoadas do município, como Campolim e Alto da Boa Vista, por exemplo, observa-se uma tendência crescente de construção de edifícios mais altos. “Isso exige uma infraestrutura urbana adequada para suportar essas construções, desde a rede de esgoto até o fornecimento de energia”, pontua o presidente da AEAS.

Ainda de acordo com o especialista, grande parte da infraestrutura de Sorocaba foi projetada, no passado, para uma população menor, mas, com o crescimento atual, rapidamente se tornaram insuficientes. “Por isso, a manutenção e modernização dessas estruturas são desafios contínuos, especialmente em relação à sustentabilidade ambiental e ao uso eficiente dos recursos. Precisamos considerar a gestão de resíduos, a redução de emissões e garantir que nossas soluções sejam sustentáveis a longo prazo”.

Por último, para atender à crescente população, também é fundamental expandir os serviços públicos como educação e saúde. “Construir novas escolas, hospitais e equipamentos públicos garante que todos os habitantes tenham acesso aos serviços de que precisam, isso é essencial. A cidade precisa aproveitar as oportunidades que surgem com essa expansão”, conclui o Engenheiro Alessandro Nogueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *