Porque estamos tristes
Guilherme Del Campo
Cadeira Nº 11 | Patrono Mario de Andrade
Além da Pandemia nos confinar, fazer desaparecer a alegria de viver e impor novas regras sociais, falta liderança governamental no combate ao Covid-19.
É ineficiente e ineficaz o combate ao desmatamento descontrolado e o combate aos focos de incêndios criminosos na Amazônia, Mata-Atlântica e no Cerrado. E não se fala sobre o replantio tão necessário e salvador da flora e da fauna.
Investe-se cada vez mais contra o meio-ambiente ao tentar acabar com a proteção às restingas e manguezais tão ricos de vida marinha e provocar a especulação imobiliária.
O investimento em saneamento básico é ínfimo e a falta de água tratada e da rede de esgotos facilitam a proliferação de doenças principalmente nas crianças.
O enorme número de analfabetos e semianalfabetos excluem milhões de brasileiros do mercado de trabalho. Onde estão as escolas reparadoras e os cursos técnicos?
Nossa classe política (raras exceções) é oportunista, desonesta e corrupta condenando o país e seu povo ao atraso tecnológico e social.
Gasta-se muito e mal na administração pública, enquanto o retorno dos elevados tributos não chega à população, mas mantém rendimentos elevados e mordomias.
O garimpo ilegal derruba as matas e contamina nossos cursos d’água com mercúrio prejudicando populações ribeirinhas e indígenas.
Assistimos todos os dias, através dos noticiários, a enorme quantidade de políticos envolvidos em falcatruas ao desviar recursos públicos em proveito próprio.
O Brasil, que já foi considerado o país do futuro, anda a passos de tartaruga e a cada dia mais, nos envergonha perante o mundo.
As mordomias custosas mantêm até “empurradores de cadeira”, entre outros “penduricalhos” para cada magistrado.
Arcamos com os custos dos “Planos de Saúde Top” e vitalícios para deputados, senadores, magistrados e seus dependentes e o INSS se mantém fechado para os pobres.
Há um velho ditado que diz: “O bom exemplo vem de cima”. E qual é o bom exemplo que a classe política pode nos transmitir, se eles vivem em outro mundo?
Por isso estamos tristes!