Postos de saúde são furtados e Prefeitura estima prejuízo de R$ 30 mil
Caso foi registrado no feriado da Páscoa. Unidades de saúde ficam localizadas a região do Pirapitingui
Durante o último feriado, os postos de saúde localizadas nos bairros Jardim União e Cidade Nova I, na região do Pirapitingui, foram furtados. O prefeito Guilherme Gazzola e a secretária municipal da Saúde, Janaína Guerino de Camargo, vistoriam os locais para avaliação dos prejuízos e tomada das providências necessárias. A Prefeitura calcula que os objetos levados pelos criminosos e os danos causados nas estruturas das unidades totalizam uma perda de aproximadamente R$ 30 mil.
Entre o material furtado estão cinco computadores, uma TV, um microondas e um botijão de gás. Os computadores eram utilizados na recepção, consultórios e sala de exames das unidades de saúde. Na segunda-feira (17), o atendimento ocorreu no horário de costume, porém, por conta do ocorrido, houve comprometimento dos serviços que dependem dos aparelhos subtraídos. Para amenizar a situação, a Secretaria da Saúde disponibilizou dois computadores para as unidades, enquanto viabiliza a compra de novos equipamentos.
Os furtos foram registrados na Delegacia da Polícia Civil, que deverá conduzir as investigações. As equipes das secretarias municipais da Saúde, Planejamento e Segurança, Trânsito e Transporte se reuniram para estabelecerem ações que visam melhorar a segurança das unidades. Entre essas ações estão a reativação do controle de monitoramento de segurança por empresa terceirizada, cancelado pela administração anterior, além de monitoramento centralizado na base da Guarda Civil Municipal.
O posto de saúde situado no Jardim União funciona em horário estendido, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e atende diariamente uma média de 400 pacientes. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, o posto de saúde localizado no Cidade Nova I atende cerda de 100 pacientes por dia.