Povo Fala!
Nesta semana, pouco mais de um ano após as eleições municipais, a reportagem do “Periscópio” ouviu a população ituana nas ruas para saber se ela lembra em quem votou para vereador em 2016 e se tem acompanhado os trabalhos legislativos. Acompanhe as respostas:
“Não votei no ano passado porque acho que é uma bagunça, até quem entra e tem cabeça legal, por dinheiro, acaba se corrompendo”.
Fábio Henrique Barbosa, 28 anos, garçom
“Não votei em ninguém porque não sou daqui, mas também não acompanho porque não sou muito ligado à política local, só política nacional mesmo”.
José Roni dos Santos Dias, 24 anos, estudante
“Eu votei em um vereador que não ganhou, que foi o Cidoman do PSOL. Mas o único que eu lembro que está na Câmara é o (Reginaldo) Carlota”.
Beatriz da Silva Facchini, 23 anos, funcionária pública
“Já tem umas três, quatro eleições que eu não voto mais porque eu fico com raiva. Eu só sei que tinha um aí que minha família estava apoiando e que acabou ganhando, que era o Henrique (de Paula)”.
Ivonete Sousa Silva, 40 anos, vigilante
“Eu não votei na última eleição. Os que eu conheço são o (José) Galvão e o Henrique, mas na verdade não acompanho o trabalho deles”.
Narciso Lima de Faria, 54 anos, ajudante rural
“Eu votei no Luciano do SECOM, mas não acompanho os projetos. A única coisa que eu sei é que, quando eu trabalhava, ele foi até o local apresentar os projetos dele e eu gostei mais. Não lembro de mais nenhum que foi eleito”.
Ediclea Benedeti, 42 anos, do lar
“Eu votei no Luciano, acompanho mais ou menos os projetos, mas não conheço mais nenhum vereador”.
Aline Cristiane dos Santos, 27 anos, supervisora financeira
“Eu acompanho só o prefeito. Os vereadores eu não acompanho nenhum, porque as reuniões que eles fazem são à noite e como eu faço faculdade acabo não tendo tempo de estar acompanhando, só vejo mais o prefeito porque tenho no Facebook, então é mais tranquilo de acompanhar”.
Lucas Couto Torrado, 21 anos, estudante
“Eu não votei, prefiro pagar a multa do que ter que votar. Do jeito que o mundo vai hoje em dia está difícil escolher alguém, aí eu prefiro não votar”.
Stefany Santos, 21 anos, recepcionista
“Eu só justifiquei porque não tem ninguém que dê para votar”
Mike Nolasco Moura, 21 anos, motorista
“Se eu não me engano, ano passado acho que eu nem votei, não me interesso por política. Eu só lembro daquele do Facebook, o Carlota”.
Amanda Faria de Oliveira, 21 anos, estudante
“Eu não votei, não me interesso. De vereador, só lembro do Carlota”.
Thais Scomparim, 25 anos, desempregada
“Não votei em ninguém porque nenhum dos candidatos me interessaram, não tinha candidato bom aqui em Itu. Eu acompanho o Luciano do SECOM, que eu saiba ele está fazendo apoios, por exemplo, onde eu luto, ele apoia a gente, ele nos ajudou realmente e comprou acessórios, só dele que eu vi o trabalho até agora”.
Renata Cândido da Silva, 19 anos, cabelereira
“Eu votei no Luciano do SECOM, mas não sei o que ele está fazendo atualmente e não sei mais nenhum vereador que foi eleito”.
Kamila Mariano, 24 anos, operadora de caixa
“Eu votei no Carlota e vejo o que ele faz pelo Facebook, de resto não conheço mais nenhum”.
Ingrid Roany de Lima Cristaldo, 18 anos, estagiária
“Eu não voto aqui, a única coisa que eu sei é só quem é o prefeito. Não conheço nenhum vereador porque não sou daqui mesmo e não me interesso por política, é muita roubalheira”.
Daiane Dinauria, 26 anos, gerente de salão de beleza
“Eu não moro mais aqui, então estou acompanhando mais as atividades do prefeito do que os vereadores por causa do Facebook, não sei se tem uma divulgação em massa da atividade parlamentar municipal nas redes sociais que é onde eu mais estou. De vereador, só lembro do Carlota e pelo que eu vejo ele age dentro da Câmara como um fiscalizador, mas não sei se está tramitando muitos projetos”.
Luis Felipe Nunes Rodrigues, 18 anos, estudante
“O candidato que eu votei não foi eleito e não acompanho muito porque não tenho tempo. Só conheço o Carlota mesmo”.
Joyce da Silva Rodrigues, 19 anos, estudante
“Eu não lembro em quem votei e é difícil acompanhar os projetos, não conheço ninguém”.
Nivaldo Ferraz de Almeida, 48 anos, caseiro
“Votar eu não voto aqui, só justifiquei, mas também não acompanho nenhum projeto porque não me importo muito”.
Maria Valdilene da Silva Pereira, 38 anos, serviços gerais
“Eu não votei porque não acredito em ninguém daqui, não vão fazer diferença, por isso votei nulo. Mas sei que o Carlota e o Giva foram eleitos, o resto não sei”.
Joilson Siqueira dos Santos, 26 anos, vigilante