Prefeito anuncia criação de Comissão Municipal no comércio
No último domingo (30/07), o prefeito Guilherme Gazzola (PL) anunciou em suas redes sociais a criação de uma Comissão Municipal que, nas palavras dele, “substituirá sindicato nas relações entre empregados e empregadores do comércio em Itu”. Ainda de acordo com o chefe do Executivo Municipal, a comissão “buscará melhorar as condições de ambas as partes e aumento nas vendas”.
Diante da postagem, o Periscópio questionou a Prefeitura de Itu para saber como a comissão será composta, como se dará seu funcionamento, a data para implantação, quais ações serão efetuadas especificamente e como a criação da comissão foi definida.
Por meio de nota, a administração municipal informou que “a ideia de implantação de uma comissão municipal para a finalidade mencionada vem sendo desenvolvida pelo prefeito e já recebe apoio de alguns lojistas, que estão colaborando na elaboração de como será a atuação desse grupo, com o objetivo de fomentar o setor comercial da cidade”.
O JP também procurou o SECOM (Sindicato dos Comerciários de Itu e Região) e o presidente do sindicato, Luciano Ribeiro, que também é vice-prefeito de Itu, comentou a respeito da comissão anunciada. “Eu não sei como será constituída, quem é que vai participar e que linha vai seguir, mas eu só posso achar que o objetivo da comissão, que vai valorizar o comércio, o empregado, o empregador, é ótimo. A gente fica feliz”.
Luciano explica que a função do sindicato na Constituição é representar juridicamente nas negociações coletivas. “Se é para melhorar eu entendo que é para fomentar as vendas. O sindicato vai ficar vigilante se o emprego não será prejudicado. Só posso desejar que [a comissão] seja frutífera”.
O presidente do SECOM aproveitou para destacar as ações que vem sendo realizadas pelo sindicato, que gera inúmeros benefícios ao associado com o trabalho social promovido pelo SECOM na concessão de material escolar, clube de campo, dentista, cabeleireiro, seguro de vida e outros benefícios.
“Hoje é mais fácil conversar com o trabalhador para que ele se torne associado. Não é difícil convencer. O sindicato é muito reconhecido pelo trabalhador”, diz Luciano, que recorda que atualmente o SECOM conta com aproximadamente 80 funcionários e possui sede nas seis cidades que abrange (Itu, Salto, Porto Feliz, Boituva, Cabreúva e Indaiatuba).
O Periscópio questionou ainda o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região), que até o fechamento desta matéria não retornou. A Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) também foi ouvida e, por meio de nota, informou que “ainda não recebemos nenhum comunicado sobre tal comissão, portanto não podemos opinar”.