Prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira deixa a prisão

Ele teve pedido de habeas corpus deferido pelo STJ. Seu pai e outros dois empresários seguem detidos

Na última quinta-feira (11), o prefeito licenciado de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB) deixou o complexo prisional da cidade de Tremembé-SP após 49 dias em cárcere. Um dia antes, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deferiu o pedido de habeas corpus ao chefe do Executivo, feito por sua defesa. Outro pedido de liberdade já havia sido julgado pelo tribunal, sendo negado.

Reinaldo Nogueira é acusado pelo Gaeco (Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado) de participar de um esquema de fraudes em desapropriações. Ele também é investigado por desvio de verba pública, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O pai dele, Leonício Lopes Cruz, e outros dois empresários envolvidos seguem detidos.

O habeas corpus foi conseguido pelo advogado Ricardo Hassan Sayeg. Em sua justificativa, o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, que acatou o habeas corpus de Nogueira, enfatizou que ele não poderá ter contato com investigados não familiares do procedimento criminal, terá que comparecer à Justiça sempre que for solicitado e não poderá se ausentar da cidade.

Nas redes sociais, a assessoria de imprensa do prefeito licenciado comemorou a concessão de liberdade. “Prefeito, a população de Indaiatuba espera por você com todo o carinho. Seja bem-vindo”, publicou sua equipe na rede social. Reinaldo Nogueira irá conceder uma coletiva de imprensa na próxima semana.