Prefeito de Itu comenta sobre a polêmica “geográfica” do Parque da Cacau Show
A vinda do Parque da Cacau Show para Itu ganhou mais um capítulo no início desta semana, quando o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), declarou que “um pedacinho” do empreendimento estará no município sorocabano, gerando dúvidas sobre a localização efetiva do parque.
De fato, um pedacinho do parque estará em Sorocaba. Mais exatamente 0,1%, segundo a Prefeitura de Itu. Localizado entre os km 77 e 84,3 da Rodovia Castello Branco, numa área de 5 milhões de metros quadrados, o empreendimento fica no limite entre as cidades.
Muitos chegaram a levantar a hipótese de que o parque ficaria exatamente entre as cidades, assim como o Shopping Iguatemi Esplanada (que fica entre Sorocaba e Votorantim), mas a pequena fração de 0,1% não alteraria a destinação dos encargos, impostos e outras contribuições, conforme explicou a Prefeitura à reportagem a “Folha de S.Paulo”.
O JP esteve em contato com o prefeito Guilherme Gazzola (PP) nesta quinta-feira (21). Na oportunidade, o chefe do Executivo disse que a vinda do parque não aconteceu “da noite pro dia” e que a primeira reunião com os executivos da Cacau Show ocorreu em 21 de outubro de 2023. Ao longo desse período, a empresa correu atrás dos trâmites burocráticos da compra do terreno e obtenção de licenças, por exemplo.
Já a Prefeitura apresentou à empresa o programa Desenvolve Itu, criado na atual gestão e que concede benefícios fiscais para empreendimentos que se instalem na cidade. Houve a necessidade de aprovação na Câmara de uma alteração no programa para contemplar terrenos com áreas superiores a 4,5 milhões de metros quadrados na isenção do ITBI.
Na oportunidade, os vereadores tomaram ciência do projeto e o mesmo acabou, naturalmente, vazando para a imprensa. A Cacau Show mantinha segredo – e até hoje fala sobre o parque de forma quase que taciturna. Para Gazzola, faltou traquejo político. “Faltou entender o que é o mundo político e o mundo empresarial”, afirmou ele, que respeitou o sigilo solicitado pela empresa. Para Gazzola, isso acabou permitindo a “situação desagradável” com Manga.
Sobre o anúncio de Manga, Gazzola disse que foi surpreendido. “A questão legal está inteira, 100% em Itu”, declarou o prefeito. Para o ituano, o colega sorocabano quis “surfar numa onda” por ser “populista”. “É característica de todos esses populistas. Eles vendem terreno no céu”, disse o prefeito, chamando a atitude de Manga de “desonestidade” e “falta de ética”.
Gazzola afirmou que a penetração de Manga nas redes sociais é muito forte, sendo um sucesso absoluto. “É a política que estamos vivendo. Se eu acho ela boa? Acho ela péssima”, disse o ituano, que prefere não se pautar pelo populismo.
Em nota enviada à imprensa, Manga afirma que os próximos passos da implantação do parque serão alinhados em reuniões, previstas para os próximos dias, com o prefeito eleito de Itu, Herculano Passos (Republicanos), e os investidores. Para Gazzola, a citação ao rival não foi coincidência. “Não vejo outro indicativo que não seja esse”, afirmou.
Destino mundial
Apesar das polêmicas, Gazzola celebra a vinda do Parque da Cacau Show, que vai oferecer mil vagas de trabalho diretas e indiretas durante a sua construção e empregará 2 mil pessoas quando estiver em pleno funcionamento. A previsão é a de atrair 2 milhões de visitantes por ano, aquecendo a economia e o turismo locais. De acordo com o projeto, o parque temático da Cacau Show possuirá mais de 100 atrações, dentre elas a maior montanha russa da América Latina.
Para ele, Itu vai se consolidando como um grande destino turístico não só nacional, mas mundial – principalmente com a realização do Tomorrowland Brasil em terras ituanas. Gazzola enaltece ainda a criação de um “corredor de desenvolvimento” entre São Paulo e Itu, com a abertura de empresas como a Atlas Copco e a efetivação do Distrito Industrial.
Agora, o desafio vai ser capacitar profissionais para os setores da indústria e também de serviços, especialmente o turismo. “Se você quer investir em emprego hoje, é em serviços. Uma indústria de grande porte é fundamental, mas o número de funcionários que ela contrata, em função do tamanho do investimento que faz, é muito pequeno – e a tendência é diminuir cada vez mais”, afirma Gazzola.
OUTRO LADO
À “Folha”, Rodrigo Manga afirmou que tomou conhecimento da relação do parque com o município de Sorocaba após sua reeleição, em outubro de 2024. Ele defendeu que o empreendimento também fica em Sorocaba e vai gerar benefícios à região.
O prefeito também disse que a viagem à Flórida (EUA) – onde gravou o vídeo que resultou na polêmica – foi feita com recursos próprios e que o convite para o encontro com CEO da Cacau Show, Alexandre Costa, e a diretora da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), Vanessa Costa, aconteceu quando ele já estava em Orlando.
Já ao “Cruzeiro do Sul”, a Cacau Show não confirmou se parte do parque temático será instalada em Sorocaba. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os estudos e planejamento do empreendimento estão em fase inicial. A equipe disse também que um comunicado oficial será realizado quando a empresa tiver algo concreto para compartilhar. “O parque outdoor é, antes de tudo, um grande sonho que estamos cultivando”, declara a Cacau Show em nota.