Prefeito Herculano Passos anuncia projeto “Cidade Limpa”

O prefeito Herculano Passos durante apresentação de balanço dos 100 dias de gestão (Foto: André Roedel)

O prefeito Herculano Passos (Republicanos) anunciou na manhã da última segunda-feira (14) que fará um projeto denominado “Cidade Limpa” para acabar com os outdoors em Itu. A proposta, que ainda não foi enviada à Câmara de Vereadores, foi anunciada à imprensa presente no evento de 100 dias de mandato, realizado no auditório da Prefeitura.

A medida, segundo o chefe do Executivo, contempla apenas os outdoors fixos, não alterando os letreiros digitais e mídia eletrônica indoor. O projeto é inspirado na lei homônima implantada pelo ex-prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, no ano de 2006. Em seus primeiros mandatos, Herculano já havia proibido placas em Itu.

Segundo o prefeito, a medida visa acabar com a poluição visual na cidade. Ele também disse que achou boa a mudança promovida pela Lei das Fachadas do governo anterior, que vai “continuar do jeito que está”. Mas as fachadas fora do Centro não serão alteradas.

Herculano também falou ao JP que será implantado um sistema de estacionamento rotativo no Centro da cidade, em que o usuário pagará apenas o período em que deixar seu carro na vaga – semelhante ao sistema “zona azul” atual, mas que contará com um aplicativo para facilitar a vida do motorista. O prefeito também exaltou as mudanças realizadas na Rua Floriano Peixoto, mas falou com prudência sobre possíveis alterações na Avenida Francisco Ernesto Fávero, no Rancho Grande.

“Eu estou muito preocupado em pôr semáforo lá. Porque a preocupação é que na hora do rush, pode ‘entupir’ a estrada, porque vai ‘trancar’. Então a gente está vendo um modelo melhor para mudar”, disse o prefeito à jornalista Rosana Bueno, do “Jornal de Itu”. 

O prefeito também comentou outras alterações no trânsito, como a retirada da ciclovia do bairro Presidente Médici, e disse que o projeto de prolongamento da Avenida Marginal é “mais complexo”. “Está no nosso plano de governo, mas é mais a longo prazo, porque envolve Exército, Governo Federal, muita coisa ali. Mas nós estamos trabalhando”.

Outros assuntos

O prefeito falou também sobre a situação da manutenção da rede de água e esgoto. Segundo ele, a partir de agora vai começar a aparecer o resultado das ações realizadas pela CIS – Companhia Ituana de Saneamento. Ele alegou que nos primeiros 90 dias foram feitos processos licitatórios, que culminou na contratação de uma nova empresa para realizar a manutenção.

Herculano ainda disse que a inauguração da unidade do Hospital Amaral Carvalho em Itu vai depender do tempo para a reforma. “Nós vamos pegar uma ala antiga da Santa Casa, vamos tirar a UTI pediátrica dali, levar para baixo e reformar o espaço. Eu acredito que é uma obra para três, quatro meses”, disse ele, projetando para julho ou agosto a inauguração. 

Ele também reiterou que vai concentrar todos os serviços cirúrgicos na Santa Casa, que tem capacidade para absorver os procedimentos, e transformar o atual Hospital Municipal em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Porém, não deu prazo para o projeto sair do papel.

A respeito do Distrito Industrial, Herculano disse que o prazo para começar a construção da infraestrutura é de um ano. “Nós já adiantamos bem a questão da Cetesb e o projeto está em andamento. Eu quero começar a obra este ano e já começar a trazer as empresas”, disse. O prefeito explicou que o poder público irá ceder o terreno e as empresas pagarão uma outorga para a estrutura do distrito.

Herculano também comentou as mudanças promovidas em seu secretariado com menos de 100 dias de governo. “A mudança sempre acontece, porque ninguém é insubstituível. A hora que eu entender que não está indo bem alguma secretaria, eu vou mudar, porque a gente tem que ter resultado”, declarou. Herculano também deixou no ar a possibilidade de mudança na Secretaria de Turismo. Mas, segundo ele, por motivos de saúde, já que Carlinhos Boarini está tratando um câncer, não por não estar atingindo resultados.