Prefeitura dará início ao recadastramento do plano funerário
Segundo diretor de Serviços Funerários, objetivo é atualizar dados dos mais de 1 mil registros existentes
A partir de março, a diretoria de Serviços Funerários da Prefeitura de Itu dará início ao recadastramento do plano funerário. O objetivo é atualizar os dados dos cerca de 1,1 mil registros existentes. Além disso, um novo plano já está em estudos e deverá ser implantado no segundo semestre deste ano.
“Queremos deixar as pessoas tranquilas, pois elas estão todas cobertas. Atualmente, temos um cadastro de 1.183 famílias, o que significa cerca de 7,7 mil pessoas, mas creio que, com o recadastramento, esse número sofra uma redução de 40%, pois não existe um controle interno disso. Para se ter uma ideia, o último boleto que foi gerado para pagamento foi de novembro do ano passado”, explica o diretor da pasta, Edmilson Martins.
Segundo ele, o plano atual atende pessoas de baixa renda e o chamamento se dará por grupos. “A Funerária vai entrar em contato, via telefone, com as famílias e será feito um agendamento”, complementa.
Além disso, Edmilson Martins ressalta que a Prefeitura já estuda um novo plano para atender a população, não só as famílias de baixa renda, o qual deverá ser colocado em prática no segundo semestre do ano.
Túmulos e terrenos
Outra medida anunciada pelo diretor dos Serviços Funerários é que em breve será feito um levantamento de todos os túmulos e terrenos dentro do Cemitério da Saudade. A medida visa averiguar os locais que se encontram em estado de abandono. “Hoje, temos 22 quadras dentro do cemitério e cada quadra tem um registro. Uma equipe fará a identificação visual desses locais e os túmulos e terrenos que estiverem em estado de abandono há mais de 10 anos, vamos contatar as famílias e pedir reparos. Se não for feito, vamos aplicar a lei e retomar essas áreas para o município”, ressalta Edmilson.
Portões fechados
O diretor dos Serviços Funerários também explicou os motivos que o levaram a fechar três dos quatro portões existentes no cemitério local. “Estávamos tendo atos de vandalismo dentro do cemitério, com roubo de torneiras e quebra de vasos, sem contar que flagramos pessoas fazendo uso de entorpecentes lá dentro, transeuntes passando de bicicleta, de moto. Houve casos até de pessoas passarem dentro do cemitério de carro e fazerem uso do espaço para estacionamento. Então, resolvemos fechar os portões laterais e do fundo e só mantemos aberto o portão principal”, justificou.
Edmilson Martins esclareceu que cadeirantes e idosos que precisarem ou quiserem entrar de carro no cemitério não precisam agendar a data, basta ligar que um funcionário fará o deslocamento.
Outras melhorias
Nesta semana teve início o serviço de capina dentro do Cemitério da Saudade. Uma grande operação de limpeza foi realizada nas quadras 1, 2, 3 e 4. Diferente do que acontecia em anos anteriores, desta vez não foi utilizado veneno (mata-mato), o que, segundo Edmilson, ajuda na proliferação de escorpiões e baratas.
A capela do cemitério também passará por uma revitalização nos próximos dias. A Prefeitura ganhou tintas de uma empresa parceira e o local será remodelado, assim como será feito o restauro do Cruzeiro. Edmilson também explicou que a Prefeitura irá mudar a forma de venda de terrenos dentro do cemitério. “Antes se vendia um terreno cru. Agora, vamos fazer a venda já com a caixa pronta. Com isso, a pessoa não precisará mais contratar uma empreiteira”, finalizou.