Prefeitura de Itu nega casos de Mpox em 2024 na cidade
O site “Jornal de Itu” divulgou na última sexta-feira (30), que de acordo com dados do Painel de Monitoramento, da Secretaria Estadual da Saúde, a cidade de Itu possui quatro casos confirmados da Mpox, doença causada pelo vírus Monkeypox, que pode se espalhar entre as pessoas e, ocasionalmente, do ambiente para pessoas, através de objetos e superfícies que foram tocados por um paciente infectado.
Diante da informação, a reportagem do Periscópio questionou a Prefeitura de Itu a respeito dos casos, dos perfil dos pacientes e o atual estado de saúde dos mesmos.
Por meio de nota, a administração municipal esclareceu que “os dados constantes no sistema contabilizam o total de casos registrados desde o ano 2022. Neste ano, a VIEP (Vigilância Epidemiológica) reforça que não houve casos positivos da Mpox em Itu”.
Sobre a doença
Em regiões onde o vírus está presente entre os animais selvagens, a doença também pode ser transmitida para humanos que tenham contato com os animais infectados. A doença pode se apresentar com diversos sintomas, sendo que em alguns casos poderá ser grave e necessitar de atendimento em unidades de saúde.
Os sintomas podem ser: erupção na pele (bolhas ou feridas), febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, apatia, gânglios inchados. Algumas pessoas também podem apresentar inflamação no reto e nos órgãos genitais. Os dados podem ser conferidos em: https://cievs.saude.sp.gov.br/mpox/.