Prefeitura de Itu nega fechamento de 20 escolas municipais
Em nota enviada ao JP, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclareceu que não procede a informação de que 20 escolas municipais seriam fechadas. Segundo a administração, o único caso de desativação previsto é o da Escola CEI “Professora Maria Cristina Scalet Moreira”, localizada no bairro Padre Bento, que será desativada a partir de 2026.
“Todos os 19 alunos matriculados nesta unidade já foram devidamente transferidos para outras escolas próximas de suas residências, garantindo a continuidade da educação sem prejuízos”, afirma a nota da Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Educação finaliza a nota reforçando “seu compromisso com a transparência e com a manutenção da oferta de ensino de qualidade em toda a rede municipal, desmentindo quaisquer informações em contrário que estejam sendo divulgadas”.
A informação foi divulgada na semana passada pelo vereador Eduardo Ortiz (MDB), que afirmou à reportagem que tem responsabilidade pelo que fala. Ele disse que foi procurado pelas mães de alunos da Escola “Maria Cristina Scalet”, que foram informadas sobre o fechamento da unidade, e marcou uma reunião com o secretário de Educação, Ricardo Calegari.
Porém, segundo Ortiz, a reunião foi realizada na presença do prefeito Herculano Passos (Republicanos), a quem o vereador entregou um abaixo-assinado de pais que são contra o fechamento da escola. “O Herculano começou a me explicar que essa creche, em específico, dá muito gasto”, disse o vereador ao jornal.
Ainda segundo o edil, o prefeito alegou que quer gastar menos com a educação, receber o material didático do governo e reduzir o número de escolas, citando Indaiatuba como exemplo. Ortiz afirmou que o prefeito sabia que ele relataria o conteúdo da reunião em plenário. “Eu não entendi nada de errado. Tudo o que eu disse foi exatamente o que ele falou. Agora, se ele se expressou mal, são outros quinhentos”, disse.

