Prefeitura de Itu tem programação especial para o Outubro Rosa
A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ao longo deste mês uma série de ações voltadas à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
As atividades, que acontecem em diferentes unidades de saúde da cidade, integram a campanha internacional Outubro Rosa, movimento criado nos Estados Unidos na década de 1990 e que se tornou símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.
Em Itu, a programação teve início no dia 1º de outubro, na UBS 16, com palestra e ação educativa sobre o autocuidado e a prevenção. A campanha também aborda a saúde da mulher de forma mais ampla, com destaque para a prevenção do câncer do colo do útero.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama e o câncer do colo do útero estão entre os tipos mais comuns entre as mulheres brasileiras. No país, são registrados anualmente mais de 73 mil novos casos de câncer de mama e cerca de 17 mil novos casos de câncer do colo do útero. Apesar dos números, o órgão ressalta que ambos possuem prevenção e tratamento eficazes quando diagnosticados precocemente.
A programação especial do Outubro Rosa em Itu se estende por todo o mês. Na última sexta-feira (10), houve mutirão de coleta de Papanicolau na UBS 03. Na UBS 11 ocorreu ação de sensibilização sobre o autocuidado, e na UBS 15, houve uma palestra voltada à conscientização sobre o câncer de mama.
Na segunda-feira (13), a UBS 01 realizou coleta de Papanicolau . A UBS 02 promoveu na terça-feira (14), palestra sobre a importância da prevenção. Já no domingo (19), a Secretaria de Saúde realiza a tradicional Caminhada Outubro Rosa, com o tema “Prefeitura de Itu, de peito aberto apoiando a luta contra o câncer”, na Avenida Galileu Bicudo. A atividade contará com diversas ações em parceria com outras secretarias municipais e com o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).
As ações prosseguem na segunda-feira (20), com roda de conversa e café da manhã na UBS 04, às 9h; palestra sobre saúde da mulher e solicitação de mamografia na UBS 05, às 10h; e café da manhã com ação educativa na UBS 06, também às 9h. No mesmo dia, a UBS 13 promove, às 11h, roda de conversa sobre saúde da mulher, e a UBS 17, às 7h, realiza atividade de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na quarta-feira (22), a UBS 07 oferece, às 8h e às 14h, coleta de Papanicolau por ordem de chegada, além de exames de mama, palestra e café para as usuárias, enquanto a UBS 08 realiza palestra educativa às 8h. No dia 23, a UBS 10 promove, às 9h, uma roda de conversa intitulada “Relatando experiências”, voltada ao fortalecimento de vínculos e à sensibilização sobre o autocuidado — além da intensificação da oferta de mamografias durante todo o mês. Ainda no dia 23, a UBS 12 realiza palestras às 10h e às 15h, com distribuição de informativos e lembrancinhas às participantes.
No dia 24, o Ambulatório de Saúde da Mulher promove, às 14h, um café da tarde com roda de conversa sobre autocuidado e saúde da mulher. Na mesma data, a UBS 09 realiza ação educativa às 10h, e a UBS 14, às 14h, promove roda de conversa sobre menopausa, com sorteio de brindes entre as participantes.