Problema técnico causa falta de água em bairros da cidade
Diversos pontos sofreram durante o feriado. CIS tranquiliza população e assegura que não há previsão de racionamento.
No feriado prolongado do Dia do Trabalho, muitas reclamações sobre falta de água surgiram em diversos pontos da cidade de Itu. O desabastecimento assustou moradores, que fizeram diversas críticas à CIS (Companhia Ituana de Saneamento) nas redes sociais. Mary Capeli, professora e moradora do bairro Itaim, foi uma das pessoas que sofreram com a falta do precioso líquido.
“Aqui no residencial Itaim está faltando eventualmente no fim do dia, e a água volta ou muito preta ou muito branca (provavelmente de química). Porém não chegamos a ficar sem água um dia inteiro, por exemplo, apenas eventualmente, e sempre no fim do dia”, declarou de forma ponderada.
Entretanto, outros bairros sofreram de forma mais intensa. A assistente de marketing Bárbara Arruda, de 19 anos, contou ao JP que sua residência, localizada no bairro Mayard, parou de receber água na tarde do último domingo (29/04) e voltou na quarta-feira (02), também no período da tarde.
Diante dessas reclamações, a reportagem do “Periscópio” entrou em contato com a CIS para entender o que ocorreu. “Durante o feriado prolongado identificamos um defeito na automação dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande”, explicou a autarquia. “Com isso, uma parte da população ituana teve o abastecimento de água interrompido em alguns períodos. O problema foi solucionado”, afirmou.
Porém, a CIS informou que registrou um aumento de 28% no consumo de água no período, o que dificultou o enchimento dos reservatórios da cidade, prolongando o desabastecimento em algumas regiões. A Adutora Mombaça, mesmo em obras de melhorias, também foi acionada para ajudar a suprir a demanda. “Passamos a tratar 580 de água por segundo, contra uma média diária de 450 litros por segundo”, aponta.
Atualmente a CIS possui 52 mil ligações de água ativas. “Durante o feriado prolongado, computamos 198 reclamações em nossos canais de atendimento, o que corresponde a 0,38% da população. As ocorrências vieram de 14 bairros. Ressaltamos, no entanto, que nenhum bairro ficou sem água na totalidade. Foram alguns setores”, finaliza.
Situação recente
Na quinta-feira (03), ainda foram registradas ocorrências no Mayard, pois o reservatório Vila Rica está baixo. Por isso, os bairros próximos estão com abastecimento prejudicado em algumas ruas. “Como o reservatório do Potiguara registra bom nível, nossa equipe fez manobra para que a ETA do Itaim priorize o reservatório Vila Rica para resolver o problema do abastecimento”, conta a CIS – que também declara que “não há previsão para racionamento de água na cidade”.
Prezados, observei no texto acima que a reportagem do Periscópio entrou em contato com a CIS, porém não nomeia quem deu estas informações, muito menos qual o grau de responsabilidade do informante entrevistado. Pelo que sentimos, as respostas são de um teor expressamente subjetivo, não garantindo qualquer segurança factivel sobre o problema ocorrido. Não nos sentimos seguros quanto a capacidade real da CIS em atender as demandas hídricas de nossa cidade ou, por outra, competência técnica assegurada para resolvê-lo, uma vez que sempre encontram uma desculpa de ocasião para justificar um dos mais sérios problemas da cidade.