Professor Pery Guarany Blackman é homenageado em exposição
Mostra conta com um conjunto de caricaturas, desenhos, aquarelas e pinturas a óleo feitas pelo artista
O prefeito Guilherme Gazzola participou, na manhã da última quinta-feira (16), da abertura da exposição “Pery Guarany Blackman, um artista ituano”, em celebração ao aniversário natalício do caricaturista. Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo sobre a vida do artista, produzido por alunos da escola que leva o seu nome.
Também estiveram presentes a primeira dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, o secretário municipal de Cultura Geraldo Gonçalves Junior, a vice-diretora da escola que leva o nome de “Pery” Clélia Regina Barbieri, o diretor regional de ensino Claudemir Campos e o vereador Rodrigo Macruz (PTB), além de professores e diretores municipais.
“Pelas obras de Pery podemos ver e entender a época que ele viveu. As pinturas nesse período eram muito importantes, eram elas que retratavam o modo de vida e os costumes, além de ter grande valor documental”, comentou o prefeito. A mostra conta com um conjunto de caricaturas, desenhos, aquarelas e pinturas a óleo.
A exposição ficará aberta até o dia 28 de março. Os agendamentos para visitação deverão ser feitos diretamente na escola. A exposição é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu), na Escola Estadual “Pery Guarany Blackman”, localizada na Rua Mônaco, s/n, Vila Roma.
Pery foi filho do artista italiano Demétrio Ligotti Blackman, professor de desenho da Escola de Belas Artes de Nápoles na Itália. Seguiu os passos do pai, se formou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, foi professor de desenho no Instituto de Educação “Regente Feijó” por muitos anos e dedicou-se a retratar Itu em seus trabalhos.
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu