Projeto encerra ciclo de estudos em Itu

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu encerra neste mês de março as atividades letivas de um de seus ciclos de estudos com adolescentes de escolas públicas de Itu patrocinado pelo CONDECA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Visando a inserção desses adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto tem em sua grade curricular matérias desde reforço de Português e Matemática até Educação Patrimonial, AutoCad, Restauro em Marcenaria, Alvenaria, Pintura e outras mais, além de todo um atendimento dado pela Prefeitura de Itu através da Secretaria Municipal de Saúde como previsto na Lei complementar 770/2.006.

Peças históricas foram restauradas, como a porta balcão de 1872 do Salão Nobre do Regimento Deodoro e a mesa de 1890 do Colégio São Luis de Itu. O prazo de execução convênio assinado com o CONDECA termina em meados de 2021 e foi retomado desde setembro último, após um período de paralisação pela pandemia do Covid-19.

 As aulas mudaram a percepção dos jovens alunos sobre a importância histórica de Itu e seu patrimônio histórico edificado. “Agora eu tenho um outro olhar sobre a preservação dos imóveis”, diz Pedro Paulo de Moraes Modena. “Foi bem inovador tudo isso para mim, agora eu valorizo essas questões históricas”, diz Anderson Rafael Domingos Silva.

O jovem Renato da Silva Machado quer ser engenheiro civil e se sente feliz por ter aprendido já Autocad, projeto e leitura de projetos, além de hidráulica predial. “Isso vai ajudar muito a gente”, diz.

 Presente no encerramento das aulas, José Antonio Friguetto, coordenador de um projeto similar em Santana de Parnaíba/SP, elogia o núcleo de Itu. “Lá o projeto já mudou bastante pois é parte da prefeitura, aqui eles conseguiram uma independência do setor público, isso é bem inovador.”

Um comentário em “Projeto encerra ciclo de estudos em Itu

  • 15/03/2021 em 09:23
    Permalink

    Ótima iniciativa!

Os comentários estão desativados.