Projeto que institui o “Ração Solidária” é aprovado em 1ª discussão

A Câmara de Vereadores aprovou em 1ª discussão na sessão desta semana, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 18/2025, de autoria da vereadora Balbina de Paula (PP), que cria o programa “Ração Solidária”, destinado a implantar pontos de coleta de ração para cães e gatos no município de Itu.
Através do referido programa, os estabelecimentos comerciais de Itu poderão se cadastrar para serem pontos de doação de ração para cães e gatos abandonados e em situação de vulnerabilidade. A medida foi parabenizada. “É um projeto extremamente significativo, vendo que tantos protetores e tantas ONGs passam tantas dificuldades e necessidades”, disse a vereadora Patrícia da ASPA (PSD).
Luisinho Silveira (PDT) também elogiou a proposta e comparou com as urnas de coleta de notas fiscais nos estabelecimentos de Itu. “Que São Francisco de Assis abençoe a senhora”, desejou o vereador. Balbina destacou que hoje quase todas as famílias têm um animal de estimação e muitas querem ajudar quem precisa, mas não sabem onde destinar.
“Muitas pessoas querem doar uma ração e não têm onde levar. Às vezes leva para a Zoonoses, às vezes dá para o vizinho. Então eu acho que, se tiver essa caixa dentro do supermercado, dentro de um estabelecimento grande, as pessoas vão ter essa consciência de comprar um quilo de ração, por exemplo, e colocar nessa caixa”, explicou Balbina.
Segundo o projeto, as rações arrecadadas deverão ser retiradas pela Prefeitura e distribuídas para associações, ONGs e protetores independentes, previamente cadastrados. O projeto agora será votado em 2ª discussão na próxima sessão para, então, ir para sanção do prefeito Herculano Passos (Republicanos).