Projetos valorizam identidade indígena no Estado de São Paulo
Por Felipe Sinhá
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a maioria dos povos indígenas reside em áreas urbanas. O fato despertou a atenção da deputada estadual Monica Seixas (PSOL), do Movimento Pretas, que afirma que a presença indígena requer considerações particulares e apropriadas no contexto urbano, incluindo cidades como Itu.
A autora do projeto de lei “Agosto Indígena” afirma que é preciso um olhar atento à diversidade cultural e aos desafios enfrentados pelas comunidades indígenas. A deputada possui uma série de iniciativas em andamento, voltadas para a preservação da identidade e dignidade desses povos.
Monica Seixas ressaltou que a questão dos povos indígenas é um tema complexo e que exige atenção e sensibilidade. “Temos muitos projetos voltados aos povos originários que refletem nosso comprometimento em consideração e respeito à diversidade cultural dessas comunidades”, afirmou. Entre os projetos classificados, destaca-se o Dia da Mulher Indígena, a Educação Básica dos Povos Indígenas e a Instituição do Mês de Agosto Indígena no calendário oficial do Estado.
A deputada estadual também destacou a importância de projetos que envolvem a alteração de nomes de rodovias, como a proposta de mudança da “Rodovia dos Bandeirantes” para a “Rodovia dos Guarani”, e da “Rodovia Raposo Tavares” para a “Rodovia dos Povos Originários”.
Essas iniciativas buscam valorizar a história e a cultura indígena, apoiando suas contribuições para toda a sociedade que vivemos hoje.