Próxima parada: Primavera!

Está chegando a estação mais colorida do ano. As flores, além de deixarem o ambiente mais bonito, projetam nele um aspecto natural

primavera-24

Ana Luísa Tomba

Orquídea, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, cravo, rosa, margarida, gérbera, antúrio, hibisco… Fazendo jus à beleza de cada tipo de flor, essa lista é quase infinita. A origem do nome da estação das flores não possui uma só versão, mas talvez a teoria mais bonita seja aquela que comprova a frase “primeiro a chuva, depois o arco-íris”. Após um período de frio e da predominância de tons de cinza, a primavera vem para trazer todos os tons em um curto período de três meses.

Na próxima sexta-feira (23), as cores tomarão os dias de todo o hemisfério sul, já que a principal característica da estação é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. O período é marcado por paisagens maravilhosas formadas pela natureza, e o que não falta é diversidade em tamanhos, formatos e cores.

No entanto, é preciso saber qual flor usar e, principalmente, como cuidar da planta. Não adianta caprichar em uma decoração que vai durar apenas dois, três dias e depois deixar a flor murchar e morrer. Cada espécie tem um cuidado e é preciso respeitá-lo. Charles Moreira, da Flora e Floricultura Adão Paulino Paisagismo, dá uma dica de ouro para quem quer dar mais vida para ambientes internos, sem ferir a natureza. “Aposte nas bromélias. Além de serem flores muito bonitas, alguns tipos não precisam de muito sol, o que acaba facilitando o cuidado e manutenção”, explica.

Segundo Charles, cores mais chamativas como amarelo e vermelho deixarão o ambiente mais alegre, sem perder a sofisticação. Anderson Gomes e o sócio, David Lima, do Ateliê das Flores, são especialistas em decorações florais em casamento. Eles comentam sobre a tendência que veio para ficar: a cor rosa. Cada vez mais, as noivas estão pedindo flores em tons rosados, transmitindo um ar de tranquilidade e delicadeza. No entanto, a temporada não restringe o uso de nenhuma flor, se não as tulipas, que são flores exclusivas climas mais frios – como no inverno. Por isso que Holanda leva a fama dos campos quilométricos de tulipas.

Não se pode esquecer da rainha de todas as flores: a rosa. Além de ter uma beleza só dela, a flor carrega um perfume único e nunca sai de moda. Na dúvida, a melhor aposta é na rosa.

Célio Cotting orienta quem quer deixar o jardim mais bonito: “Para forração, flores como maria-sem-vergonha, azulzinhas, agapanto são as mais indicadas. Hortências, Gerânios, Azaleas e Primaveras, assim como os maiores, como ipês são os favoritos também. Todas essas plantas precisam de sol pleno ou meia sombra, o que facilita quando o jardim é externo”, detalha Célio, paisagista e proprietário da “Casa das Flores”.

Expoflora
Não dá para falar sobre a primavera e deixar de fora a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora, que acontece anualmente em Holambra.

Uma curiosidade: Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil; e dá para entender porque, não é? Holanda, como já foi dito, é um país muito conhecido pela cidade de Amsterdã e os maravilhosos campos de tulipas; talvez não haja cidade mais adequada para a Expoflora acontecer.

Driblando a crise econômica que afeta o mundo todo, o mercado de flores estima um crescimento de 6% a 8% para 2016 e faturamento de R$ 6,65 bilhões. Para que os resultados sejam positivos, os produtores têm reduzido custos e investido em novas tecnologias e em inovações para o setor.

Além de flores e plantas ornamentais cada vez mais variadas, bonitas e duráveis, os produtores contam com a visão estratégica das cooperativas de Holambra (Veiling e Cooperflora) para facilitar o acesso ao produto pelo consumidor.

Algumas novidades presentes na Expoflora: violeta dobrada, que traz a violeta tradicional em forma de roseta com pétalas duplicadas (vai muito bem em vasos e floreiras ou em jardins); o crisântemo Virgínia, que é muito maior, mais vigoroso e mais branco (o vaso em cerâmica ajuda a evitar o tombamento da planta) e as mini petúnias, que se caracterizam pela abundância de flores, cores fortes e vibrantes, tolerância superior ao calor e maior resistência às doenças.

Daqui a pouco
Daqui a pouco entra a primavera. Daqui a pouco as cores voltam a ter mais cor. Não vai demorar tanto quanto parece. Olha só: ontem foi sexta-feira. Interminável sexta-feira. Agora é sábado. Daqui a pouco é segunda; daqui a pouco é primavera. Enquanto isso, mesmo que o frio tenha vindo e ido embora tantas vezes neste ano, curta o sol gelado todo começo de manhã ou todo fim de tarde. Deixa que o sopro do Universo levante cada pelo dos seus braços e, quem sabe, até amorteça a pontinha do seu nariz.

Logo logo, acordar vai ser mais fácil. Aliás, acordar será um prazer; não haverá tanto drama como agora, afinal, ninguém vai acordar sozinho. Cada dia, alguma flor, em algum lugar, vai acordar com você. Mas, por enquanto, as calçadas ainda se esquentam com algumas poéticas folhas secas, alguns galhos velhos e sementes. É hora de andar desviando, chutando – ou até recolhendo – esse tapete do frio.

Daqui a pouco é primavera e vai ser a hora certa para deixar que o melhor de você encante todas as outras flores.