Qual é o seu próximo destino?
Na última terça-feira (27), foi o Dia Mundial do Turismo. Que tal comemorar da melhor forma?
A data foi oficialmente estabelecida pela OMT (Organização Mundial do Turismo) em 1980, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade: o turismo.
Dizem que viajar é trocar a roupa da alma. Mas já parou para se perguntar porque? Não importa o destino, viagem sempre será o melhor negócio e o melhor investimento. Além de respirar novos ares, o contato com diferentes culturas fornece ao viajante conhecimentos e aprendizados que jamais teria nas escolas e academias, já que a experiência pessoal é única para cada um. Viajar é preciso!
Com a já saturada crise econômica que afeta o mundo todo, há vários cenários em transformação para conseguirem adequar-se à nova realidade. O cenário turístico não poderia ser diferente; pode ser que alguns destinos tenham mudado o endereço, mas a vontade de conhecer o mundo está cada vez mais insaciável.
Party in the U.S.A.
A empresária e agente de viagens Lourdes Tomba conta o porquê do destino norte-americano ainda ser o preferido dos brasileiros. “Além de se encontrar muitos funcionários brasileiros nas lojas e restaurantes – o que facilita a comunicação – os destinos mais populares estão por lá, por uma questão de cultura: filmes hollywoodianos, propagandas e marcas de roupa divulgam o melhor do país norte-americano. E nós ficamos tentados a consumir isso com frequência”, explica.
Lugares como: Nova York, Orlando (Disney), Miami, Las Vegas e toda a Costa Oeste são sonhos de visitação para a maioria dos brasileiros.
A dois passos do paraíso
O crescimento da saída dos brasileiros para o exterior também vai contribuir para incrementar a oferta de voos, como já aconteceu nos últimos anos. A acessibilidade aérea mundial e de nosso continente até 2020 também deve aumentar de forma importante. Os dados da ALTA (Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo) indicam que o tráfego de passageiros intrarregional vai aumentar em média 6,6% ao ano até 2027.
Estatisticamente, o destino nacional escolhido com maior frequência pelos próprios brasileiros ainda é o nordeste. Com a fama inabalável de possuir as melhores paisagens, o litoral nordestino – seja ele qual for: baiano, pernambucano, sergipano, cearense e etc. – conta ainda com uma gastronomia encantadora.
Dos brasileiros que desejam viajar nos próximos seis meses, 79% escolhem o Brasil como destino turístico. Este é o maior percentual de intenção de viagem registrado no mês de agosto nos últimos cinco anos, segundo a pesquisa “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, divulgada pelo Ministério do Turismo.
Esse percentual tão acentuado se deve ao fenômeno das Olimpíadas Rio-16. O evento mundial fez com que o Brasil – mais precisamente, o Sudeste, com o Rio de Janeiro –virasse vitrine e porta de entrada tanto para os estrangeiros como para os próprios brasileiros.
“Nesse semestre, haverá um investimento maior em pacotes nacionais, justamente porque o Brasil ficou em evidência por tanto tempo nesse ano. A expectativa é que mais passageiros procurem destinos nacionais, até mesmo para ajudar a movimentar a economia interna”, prevê Lourdes.
Roma Brasileira
Viagens internacionais ou para o nordeste do país, normalmente necessitam planejamento e tempo, e, às vezes, a “roupa” da nossa alma não está tão longe. Então, por que não começar com a própria cidade? Wagner Fioravanti, atual presidente da Prótur (Associação Pró-desenvolvimento do Turismo em Itu), reafirma a importância de Itu como estância turística. “Itu é muito privilegiada quanto ao turismo. A diversidade de ofertas, desde os famosos patrimônios históricos e religiosos até os bons hotéis, pousadas, campings e restaurantes fazem da cidade um bom destino para um fim de semana. As boas rodovias até Itu facilitam o acesso”, conta Wagner.
É comum que os próprios ituanos não tenham conhecimento dos atrativos da cidade e não a enxerguem com olhos de turista. Aí vai a dica: tire um final de semana para conhecer a cidade como se nunca tivesse pisado aqui antes. O resultado é impressionante. Lugares como o Parque do Varvito e a Praça dos Exageros têm uma importância cultural, histórica e até ambiental, em níveis continentais (como é o caso do Parque do Varvito) que poucas pessoas imaginam.
A Prótur está trabalhando com projetos para atrair mais turistas para a cidade com uma nova estratégia: trazer eventos para Itu. O projeto será posto em prática com uma feira de vinhos.
Apesar de ser tão saudável e importante fazer uma viagem, talvez algumas pessoas não estejam totalmente convencidas sobre as vantagens de uma nova experiência. O site Catraca Livre separou sete lugares do mundo que são possíveis conhecer com o mesmo preço de um iPhone 7! Uma proposta um tanto quanto irrecusável, não? A agência de viagens Tombatur separou dez pacotes com a mesma finalidade. Confira os preços de cada destino com os agentes de viagens da empresa.
1- Cruzeiro MSC Poesia;
2- Oktoberfest em Blumenau- SC;
3- África do Sul;
4- Itacaré- BA;
5- Paris;
6- Fort Lauderdale;
7- Bonito- MS;
8- Reveillon em Buenos Aires;
9- Fernando de Noronha e Porto de Galinhas;
10-Punta Del Leste