Queda de árvore resulta em interdição parcial de avenida no Rancho Grande
Na noite de quarta-feira (21), a queda de uma árvore na Avenida Francisco Ernesto Favero, no bairro Rancho Grande, preocupou moradores e causou o bloqueio de um trecho da via, em frente à Escola Municipal Prudente de Moraes. Os serviços da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, resolveram o problema no mesmo dia.
Por meio de pedido da Defesa Civil, o Meio Ambiente avaliou a árvore que caiu, constatando ser uma paineira com ataque de cupim em seu caule a aproximadamente um metro do chão. A região afetada pelo ataque dos cupins estava necrosada, deixando essa parte da árvore fragilizada vindo a sucumbir com as chuvas dos últimos dias.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as árvores dentro da zona urbana de Itu são avaliadas por demanda da população, demanda dos órgãos públicos, Promotoria, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Parques e Jardins e por amostragem por bairro. São avaliadas, por dois engenheiros agrônomos da Secretaria de Meio Ambiente, aproximadamente 2,2 mil árvores por ano, efetuadas 1,5 mil podas por ano visando eliminação de ramos secos ou doentes. São extraídas aproximadamente 100 árvores por ano que apresentam risco de queda e estejam causando danos ao patrimônio publico ou privado.
Visitas frequentes em praças, parques e jardins públicos são realizadas por engenheiros da Secretaria de Meio Ambiente. Estima-se que na zona urbana do município de Itu existam aproximadamente 200 mil árvores. Por esse número e checando os danos causados por queda de galhos, o número de incidentes dessa natureza no município pode ser considerado baixo.