“Queima do Judas” ocorre no Domingo de Páscoa na Praça da Matriz

“Queima do Judas” este ano não terá estampidos, sendo um show pirotécnico (Foto: Arquivo/Itu.com.br/André Roedel)

No Domingo de Páscoa (17/04), na Praça Padre Miguel (Matriz), pontualmente ao meio-dia, ocorre o espetáculo pirotécnico “Queima do Judas”, realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos.

Devido à Lei Estadual que proíbe a soltura de fogos com estampidos, o Estouro do Judas volta em 2022 com uma proposta diferente, um show pirotécnico sem estampidos, denominado “Queima do Judas”,  quando os bonecos que representam o Diabo e Judas serão queimados em praça pública.

A tradição, antes denominada “Estouro do Judas” – quando os bonecos de Judas e do Diabo eram explodidos em praça pública –, tem mais de 100 anos e apareceu no Livro dos Recordes como manifestação única no mundo, já que em outros lugares o costume é “malhar” o Judas. Por anos, os bonecos foram confeccionados pelo fogueteiro Zico Gandra.

“Respeitando a lei e dando continuidade à tradição de um espetáculo diferente da malhação do Judas, Itu mantém a tradição da queima dos bonecos, porém sem os fogos com estampido”, comenta o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, César Calixto.

O novo formato também promete divertir ituanos e turistas, que estão convidados a prestigiar o evento. Assim como ocorria em anos anteriores, a Praça da Matriz estará cercada para garantir a segurança de todos. O evento foi realizado pela última vez em 2019, no estacionamento da Prefeitura. Em 2020 e 2021 não foi realizado por conta da pandemia.

Interdição

Para a realização do espetáculo pirotécnico, será realizada a interdição das ruas do entorno da Praça da Matriz, a partir das 10h30, garantindo assim a segurança de todos que forem prestigiar o evento.

Acompanhe o cronograma da interdição:

  • 10h30 – Interdição das ruas e torno da Praça Padre Miguel;
  • 10h45 – Colocação de gradis para isolamento da praça;
  • 11h – Isolamento total do local do espetáculo;
  • 12h – Realização da Queima do Judas;
  • 13h – Liberação total do isolamento da praça e da interdição de ruas.