Reajuste na tarifa de ônibus é tema de discussão na Câmara de Vereadores
Mais uma sessão ordinária da Câmara foi realizada na última terça-feira (29/04), com a presença de todos os vereadores no plenário, que ainda não recebe o público. O principal tema da palavra livre não poderia ser outro: o anúncio do reajuste da tarifa de ônibus em Itu para R$ 5,00, que ocorreu durante a sessão.
“É um absurdo”, disse a vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC), que é defensora da criação do Conselho Tarifário. “Se tivéssemos o Conselho Tarifário, a população estaria representada”, declarou. Ela também disse que a concessionária atual não tem embasamento para pedir um reajuste às vésperas de uma nova licitação do transporte público.
A vereadora ainda comentou que a população que depende de ônibus não tem outra opção como em São Paulo, por exemplo, e criticou o monopólio em Itu. Ela também teceu críticas às concessionárias quanto ao momento de pandemia, em que ônibus que vêm da região do Cidade Nova estão lotados.
Maria do Carmo foi uma das vereadoras que assinaram uma denúncia à Promotoria de Justiça do Ministério Público para que a mesma “encete as medidas necessárias e cabíveis à proteção dos direitos dos munícipes, sobre tal abusivo aumento”. Assinam também os vereadores Dr. José Galvão (DEM), Eduardo Ortiz (MDB) e Patrícia da Aspa (PSD).
“Quem utiliza o transporte público são as pessoas que mais precisam, as que menos recebem. Então seria algo importante congelar [a tarifa]”, disse Ortiz durante a palavra livre, relembrando os protestos de 2013, quando a passagem foi reajustada em 20 centavos em várias cidades do Brasil. Vereadores da situação também se pronunciaram sobre o reajuste da passagem.
Para Normino da Rádio (Cidadania), não era momento de reajuste e disse que quem mais é afetado é o povo de sua região, o Pirapitingui. Ele citou que houve avanços nos últimos anos, com a implantação de ônibus com ar-condicionado. Porém, ele disse que espera que as atuais empresas não continuem atuando após a licitação. “O novo edital precisa levar em consideração todas as demandas do povo ituano”, disse ele.
Luisinho Silveira (MDB) criticou a solicitação das empresas, que pediram reajuste para quase R$ 10,00. Ele disse que quem mais foi prejudicado durante a pandemia não foram as concessionárias, mas a população que pegou ônibus lotados e até pode ter se contaminado dentro dos coletivos.
A interrupção de abastecimento de água no último domingo (25/04) na região central, para manutenção na ETA do Rancho Grande, os vereadores de oposição criticaram a falta de divulgação. Segundo eles, os munícipes foram pegos de surpresa. Os parlamentares também criticaram o fato das manutenções serem realizadas aos finais de semana, e não durante, quando afetariam menos a rotina da população ituana.
Projetos
Em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 05/2021, proposto pela Mesa Diretora da Câmara, que concede a Medalha Monsenhor Camilo Ferrarini ao “Projeto Naninhas com Amor”, foi aprovado por unanimidade. Criado em 2017, o Projeto Naninhas com Amor tem como objetivo trazer mais alegria e conforto às crianças que se encontram em tratamento nos hospitais, crianças assistidas em organizações sociais, crianças em situação de vulnerabilidade, lar de idosos etc.
Em segunda discussão, o Projeto de Lei Nº 24/2021, de autoria do vereador Dr. Marcos Moraes (PSL), que “altera a redação da lei municipal nº 1783, de 12 de novembro de 2015, que dispõe sobre a inclusão no Calendário de Eventos do Município de Itu, o Setembro Dourado, e dá outras providências”, também foi aprovado por unanimidade.
Em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 27/2021, proposto pelos vereadores Mané da Saúde (PDT) e Célia Rocha (PL), que “institui a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência e dá outras providências”, foi aprovado por unanimidade.
O último projeto em pauta foi o PL Nº 32/2021, de autoria do vereador Normino da Rádio (Cidadania), que “inclui no Calendário de Eventos do Município da Estância Turística de Itu, o mês de novembro como Nadar é Sobreviver e dá outras providências”, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.
O Projeto de Decreto Legislativo segue agora para a sanção pelo presidente da Câmara. O Projeto de Lei aprovado em 2ª discussão segue para sanção do prefeito de Itu. Já as proposituras aprovadas em 1ª discussão seguem para nova discussão na 13ª Sessão Ordinária, a ser realizada na próxima terça-feira (04), a partir das 16h, com transmissão pela TV Câmara Itu.