Reclamações dos piscinões se intensificam

Presença de lixo, sujeira e animais peçonhentos têm incomodado a população dos bairros

CorregoAlguns trechos da obra dos córregos Brochado e Guaraú, que percorrem toda a cidade e são considerados o maior investimento em manejo de águas pluviais do país, ainda não foram finalizados. Muitos moradores do bairro Jardim Faculdade estão insatisfeitos com a situação, que se mantém desde o mês de março por causa da sujeira acumulada e do esgoto clandestino presente no local.

A grande quantidade de pernilongos é outro motivo de temor entre os moradores. “Já temos muitos casos de dengue no bairro e, desde que essa obra foi feita, a limpeza demora muito a acontecer”, lamentou a administradora Cristiane Albertini, 36 anos.

Outros animais

Ângelo Cinenta, 60 anos, afirma que, além do vazamento de esgoto clandestino no córrego, o mau cheiro toma conta de todo o bairro. “Acredito que não seja necessária só limpeza, pois há muitas aranhas e ratos entrando na minha casa”.

Caramujos também incomodam a vizinhança – e Cristiane afirma que as chuvas intensificam a aparição desses bichos. “Quando o tempo fica seco, a sujeira vira um lodo. Quando chove, os caramujos aparecem. Já cheguei a encontrar cerca de 50 [caramujos] na calçada da minha casa”, acrescenta.

Limpeza

O autônomo Ângelo ainda reclama que na última segunda-feira (2), foi feita uma espécie de limpeza rápida do Piscinão. “Eles só juntaram a terra em um canto. Nada muito demorado ou completo”.

Questionada pelo “Periscópio”, a Prefeitura de Itu alega que “o trecho próximo ao piscinão da Vila Gatti, na Rua Lídia de Souza Gatti, passou por limpeza e manutenção nesta semana”. O poder municipal ainda acrescenta que, “de acordo com o cronograma da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais), a previsão é de que o local seja limpo novamente na segunda semana de maio”.