Rede Saber I recebe o nome da Professora Marilena Gazzola
Na manhã desta segunda-feira (29/04), o prefeito Guilherme Gazzola (PP) participou da solenidade de nomeação da Rede Saber – Unidade I, que agora passa a se chamar “Professora Marilena Gazzola”, por meio da Lei nº 2.610, de 17 de abril de 2024, em homenagem a mãe do chefe do Executivo, falecida no ano passado.
Emocionado, relembrou diversos momentos ao lado de sua mãe e se sentiu agradecido pela oportunidade da unidade poder levar o seu nome. “Tenho certeza que essa homenagem é merecida, por toda história de vida que ela teve dentro da educação, por tudo que ela contribuiu, por ter nos ensinado a pensar além do mundo em que vivemos”, declarou Guilherme.
A cerimônia contou com a presença dos familiares da professora que empresta seu nome para a primeira unidade escolar municipal de tempo integral da cidade. Além do prefeito, estiveram presentes a irmã da homenageada, Sra. Maria Henriqueta e seu marido João, os filhos, Gustavo Gazzola e Maíra Gazzola Schincariol, acompanhada de seu marido, Adriano Schincariol, e as netas Milena e Laura. Os filhos de Marilena Gazzola foram presenteados com a réplica da placa de denominação da escola.
Para o secretário de Educação, Plínio Bernardi Junior, também presente na ocasião, eternizar o nome da professora em uma unidade escolar é um grande privilégio. “Ela foi uma grande batalhadora pela educação e esse legado temos que perpetuar, dando chances iguais a todos, pois sabemos que educação é futuro, o futuro de nossas crianças”, afirmou.
Durante a solenidade, que contou com uma apresentação musical dos alunos do 2º ano (trabalhada no projeto de inglês oralidade), foram entregues as melhorias executadas na estrutura da escola, como troca do telhado do pátio e reforma da biblioteca, além das novas carteirinhas de estudantes para os alunos.
A secretária adjunta de Educação, Silvia Sório, a diretora de Departamento de Educação Fundamental e EJA, Lívia Maria de Souza, a diretora da EMTI Rede Saber, Angélica Bruni e sua equipe gestora, o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Gilmar Pereira, a secretária de Saúde, Janaina Camargo e demais autoridades municipais, além dos vereadores Célia Rocha (PP), que é autora da Lei, e Luisinho Silveira (PDT), representando o legislativo ituano, também prestigiaram o momento.
Sobre a homenageada
Marilena Gazzola, nasceu em 28 de abril de 1938, na cidade de Alpinópolis (MG). Com uma extensa história na educação, Marilena foi bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Casada com o dentista Dr. Carlos Gazzola, a professora deixa um legado, não só para educação ituana, mas por todos os locais onde lecionou.