Reeleita, Patrícia da ASPA quer ter mais diálogo e implantação de novos projetos
Eleita para um segundo mandato como vereadora (com 1.319 votos), Patrícia Daunt, mais conhecida como Patrícia da Aspa (PSD), esteve na redação do Periscópio no último dia 13 de novembro e concedeu uma entrevista. Na oportunidade, ela comentou sobre o primeiro mandato, a reeleição e a postura que pretende adotar a partir de 1º de janeiro de 2025.
“Em 2020 quando fui eleita eu vim com uma expectativa de que eu ia conseguir mudar o mundo. Aí eu cheguei na Câmara e não sabia fazer nada, mas eu encontrei tantos amigos, tanta gente querida, me ensinaram, me ajudaram e ali a gente foi aprendendo e aquilo me encantou. Eu consegui trabalhar para a população, me encantou poder ajudar a população de todas as formas, porque eu tenho um trabalho social há 18 anos [a ONG Aspa Itu]. Eu não entrei na política e aderi à causa animal, eu estou na casa animal e entrei na política para ajudar ainda mais.”
Durante o primeiro mandato, embora tenha enaltecido o suporte recebido no Legislativo, ela relata que não ocorreu o mesmo junto à Prefeitura. “Eu encontrei um Executivo extremamente endurecido. Fui aprendendo lá dentro, vendo coisas que me chocaram e ali eu me tornei oposição já desde o início, me mantive independente”.
“Foram quatro anos de oposição de um governo narcisista, de um prefeito narcisista, de um prefeito que marcava perseguições. Todos os projetos que vinham, a minha posição não era quanto pior melhor, nunca foi. Tinham muitos projetos que vinham da base que eu votei a favor”, explica Patrícia.
A vereadora foi reeleita pelo grupo do candidato a prefeito derrotado Matheus Costa (PSD) e fala com gratidão sobre ele e também sobre o prefeito eleito, Herculano Passos (Republicanos). “Eu entrei porque eu devo muito à população. A segunda campanha foi maravilhosa, uma equipe maravilhosa, trabalhou muito. Agradeço ao Matheus. Ele é um grande amigo querido, de muito tempo. Ele sempre me chamou pra participar, mas quem me iniciou na política foi o Herculano, ele me mostrou o que é a política. Eu devo muito a ele”.
Sobre a aproximação do final do primeiro mandato e o planejamento da sua segunda Legislatura, a vereadora afirma. “Encerro esse ano feliz com tudo e vamos começar uma nova jornada com novos projetos onde eu estou com o Executivo. Já conversei com Herculano. Vamos estar juntos com o grupo, vamos fazer grandes projetos para a cidade. Eu fui eleita pelo povo e trabalho para o povo, para a cidade. Não tem cabimento você falar você está com fulano, com sicrano, eu estou com a população. Pra ela que eu trabalho”.
“Agora, os nossos próximos projetos, a gente já tem um para o primeiro semestre de 2025 que é o Pet Auxílio Saúde. A gente leva o atendimento veterinário para os bairros mais afastados”, disse. Já o segundo projeto que pretende implantar neste segundo mandato é a Delegacia de Proteção Animal. “Um projeto tão sonhado e esperado”, de acordo com Patrícia que também tem como objetivo a implantação do patrulhamento rural.
Na sessão ordinária da Câmara de 5 de novembro, Patrícia fez um discurso em tom de desabafo. Ao Periscópio, sem citar nomes, ela explicou o motivo da fala. “Eu resolvi fazer aquele discurso pelos inúmeros ataques diretos e indiretos que a gente vem sofrendo, principalmente na sessão retrasada, onde foi votado o orçamento e simplesmente tiveram discordâncias e eu acredito que cada um é dono do seu voto, do seu mandato. Se eu tenho a minha opinião, ela deve ser respeitada”, conta.
Embora tenha conversado com o prefeito eleito, Patrícia disse não ter conversado ainda com os outros vereadores eleitos. “Não conversei com ninguém. O único que tenho mais aproximação é com o Rebert (do Gás, do União), que é um querido e estava no grupo do Matheus, mas eu não o vi mais. Desejo a todos um mandato maravilhoso, que a gente trabalhe em harmonia, que não haja brigas lá dentro, discussões.”
Ao encerrar, Patrícia faz um agradecimento. “Eu agradeço pelos meus 1.319 votos, agradeço imensamente a todos que confiam no meu trabalho. Eu deixo aqui a certeza de que vou trabalhar pela população para a população, para nossos animais que é a minha bandeira e cada vez mais para o município aquilo que há de melhor”, emociona-se.