Regimento Deodoro realizará passagem de comando na celebração do Centenário
No próximo sábado (20), a cidade de Itu viverá uma data histórica, dia em que o 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu) completará 100 anos de existência. Paralelo à solenidade que marca o centenário da unidade militar, será realizada a cerimônia de passagem de comando do Regimento.
Após dois anos à frente do Quartel de Itu, o Coronel Erb Lyra Leal deixará o posto, que passará a ser ocupado pelo Ten. Cel. Ricardo Alves Pereira. Nesta semana, o “Periscópio” esteve nas dependências do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, onde esteve em contato com o atual comandante, que comentou a respeito da mudança e de suas expectativas profissionais, bem como do Regimento.
Na oportunidade, Erb explicou a alteração. “A troca de comando ocorre periodicamente a cada dois anos em todas as unidades militares do Brasil, e isso é uma norma interna do Exército e eu diria que é extremamente saudável. O novo comandante chega com novos olhos, novos conhecimentos, agrega valor à equipe que já existe. A gente soma essa experiência que já existe com a experiência de quem vivenciou outras unidades”, declarou.
O comandante, que havia iniciado sua trajetória no posto ituano no dia 20 de janeiro de 2016, falou sobre o futuro. “Daqui, sigo para a Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro para fazer um curso, com um ano de duração e, após esse curso, certamente o Exército irá me mandar para algum lugar do Brasil ou do exterior”, explica.
Agradecimento
Prestes a deixar o município, Cel. Erb deixa à população ituana uma mensagem de gratidão. “Agradeço de coração essa cidade que eu aprendi a amar, cidade onde eu comecei a minha família, onde minha família aumentou com o nascimento da minha filha Giovana, recentemente, e onde eu vivi, sem dúvida nenhuma, os melhores anos da minha vida profissional também. Eu diria de que de Itu eu só levo boas lembranças e só tenho a agradecer”, comenta.
Novo comandante
Nascido na cidade de São Paulo, o novo comandante do Quartel de Itu, Ten. Cel. Ricardo Alves Pereira, chega a Itu após passagem pela Escola de Comando Estado Maior, no Rio de Janeiro, local em que foi instrutor. Demonstrando motivação em sua nova missão, Pereira, comenta sobre suas expectativas para a função.
“São as melhores possíveis. Com certeza vou dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Cel. Erb e já fico muito feliz de ter sido bem recebido. Realmente já fui abraçado pela sociedade de Itu. Minha ideia é trabalhar sempre com pró-atividade e ligado à sociedade”, explica.
O novo comandante disse ainda se sentir honrado em poder fazer parte do Centenário do Regimento. “É um grande prazer, uma honra. É uma data importante para essa organização militar que goza de muito prestígio no Exército, por todo trabalho que nossos antecessores fizeram. É um prestígio muito grande poder fazer parte desta história”.
Primando pela continuidade, o Ten. Cel. tratou de deixar claro seus objetivos durante sua passagem pela cidade. “Nós vamos trabalhar para cumprir nossa missão constitucional, nossa missão do Exército e caminhar de mãos dadas com a sociedade, em prol da nossa cidade, do nosso país, para cumprir a nossa missão”, finaliza. (Daniel Nápoli)
Parabéns e sucesso ao meu irmão Ricardo Alves Pereira. Que Deus abençoe…
Ele não teve um avô que se chamava Alfredo Alves Pereira? E foi sargento do exército