Vereador Carlota mostra solução para abrigo de ônibus no Centro
Vereador mais votado está em conversas para conseguir recuo do muro da escola. Viação arcaria com os gastos
André Roedel
Vereador mais votado da história de Itu, Reginaldo Carlota (PTB) não tem parado de trabalhar desde a posse. Mesmo com o recesso parlamentar, o edil não deixa de atender à população em seu gabinete e também nas ruas. E foi através das demandas da população ituana que ele, ainda em 2016, começou estudos para a implantação de um novo ponto de ônibus em frente à Escola Estadual “Regente Feijó”, localizada na Rua dos Andradas, no Centro.
O local, um dos principais pontos de embarque da cidade, onde passam dezenas de linhas, está há meses sem bancos e cobertura. “Anteriormente tinha um abrigo lá, só que a altura dele estava batendo com a altura dos ônibus e caminhões. Estava tendo muitos acidentes. Inclusive poderia cair em cima dos passageiros”, conta Carlota ao JP.
O vereador disse que, então, a Viação Avante/Itu resolveu tirar a cobertura para impedir acidentes. “Porém, agora que tiraram, está prejudicando os estudantes e o pessoal que pega ônibus ali”, explica. Carlota então, por conta das reclamações que recebeu, começou a procurar soluções. “Eu estive na escola e conversei com a diretora sobre a possibilidade de fazer um recuo no muro para poder fazer o abrigo”, conta o edil.
“A Viação Itu achou a ideia super bacana e falou: ‘se você conseguir, a gente banca tudo’. A viação constrói tudo; não vai custar um centavo para o município. A escola também não viu isso com maus olhos, porque é bom até para os estudantes mesmo”, prossegue. Agora, a ideia precisa de autorização de órgãos responsáveis, pois o prédio é patrimônio histórico.
“Para isso ser feito, é preciso conversar agora com o pessoal da Delegacia de Ensino. Lá vai ser determinado se é patrimônio histórico, se tem que falar com o Condephaat”, explica o vereador, que deverá se reunir com os órgãos a partir de semana que vem. “Mas eu já estou conversando com todo mundo e nós vamos fazer isso aí. Eu acredito que vai ser viável e não vai atrapalhar em nada o patrimônio da escola. Não vai atrapalhar nem o jardim, para se ter uma ideia”, prossegue Carlota.
Segundo os cálculos do vereador, com um recuo de apenas 2 metros já seria possível a construção do ponto de embarque. “Eu calculei e ali dá pra fazer um abrigo de 15 a 20 metros na parte de cima e outro do mesmo tamanho na parte de baixo, para o pessoal do Cidade Nova”, informa. “Todo mundo apoiou isso em peso, porque é uma necessidade. Hoje não tem onde o pessoal sentar e não tem onde se esconder de chuva e sol”.
Apesar de ter feito os estudos por conta própria baseado no apelo popular, Carlota avisa que engenheiros da viação irão acompanhar todo o projeto da construção do abrigo. “Basicamente foi uma ideia minha de fazer isso aí”, finaliza o vereador.
Outros projetos
Reginaldo Carlota, que está em seu primeiro mandato e vem recebendo diversas solicitações e demandas da população em seus primeiros dias de vereança, já tem outros projetos em mente. Um deles é para “extinguir” a cobrança de estacionamento em shoppings e supermercados da cidade.
“Eu sei que os estabelecimentos têm uma base legal para fazer a cobrança, mas tem que ter um meio termo. Ou cobrar só aos finais de semana ou dar um subsídio melhor para a pessoa que vai lá, tipo dar um prazo de uma ou duas horas a mais”, explica. “Eu não acho justo o cara que fica lá meia hora só no shopping ter que pagar por quatro horas”.
Outro projeto de Carlota visa acabar com o comércio irregular na cidade. “Estou fazendo um projeto para montar um ‘camelódromo’ aqui em Itu. Já existe em outras cidades e vai tirar esse pessoal que está ilegal nas ruas, mas é um pessoal que também precisa comer e são marginalizados”, conta o edil. A ideia dele é montar o espaço no próprio Mercado Municipal para que os comerciantes hoje irregulares passem a pagar uma taxa ao município, regularizando a situação.