Representantes de Itu participam de encontro na capital sobre Jornada do Patrimônio
Na última quinta-feira (8), o secretário de Cultura de Itu Geraldo Gonçalves Júnior e outros representantes da pasta participaram de um encontro com o secretário-adjunto da Cultura do Estado, Romildo Campello, para discutir a realização da terceira edição da Jornada do Patrimônio.
Realizada na sede da Secretaria da Cultura do Estado, na capital, a reunião contou com a presença de Carlos Faggin, presidente do Condephaat, de membros da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria e de Mariana de Souza Rolim, Diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, além de representantes de outros 12 municípios.
A reunião teve o objetivo de convidar municípios que possuem conjuntos urbanos tombados a participarem da Jornada. Romildo Campello enfatizou a importância de se colocar o patrimônio histórico em outro patamar. “É necessário que edifícios históricos sejam vistos como uma solução na gestão dos municípios, uma vez que oferecem grande potencial turístico e de desenvolvimento das cidades”, declarou.
Carlos Faggin, presidente do Condephaat, falou sobre a importância da ação para dar visibilidade ao patrimônio histórico do estado, citando também a dedicação das cidades em preservar estes locais por meio da ação dos conselhos municipais. “Em 2018, o Condephaat comemora 50 anos de existência. Para os próximos anos, quero enfatizar a importância do diálogo entre o órgão e cidades com patrimônios tombados, para estabelecer uma troca constante de ideias e informações”, comentou o Presidente.
Criada em 2015, a Jornada do Patrimônio promove visitas a imóveis históricos, roteiros de passeio e programação artística pela cidade de São Paulo. O diferencial desta edição, que será realizada em agosto, é a expansão do projeto para outras cidades do estado.