Representantes do Governo do Estado promovem reunião sobre arboviroses em Itu

A apresentação realizada na última sexta-feira foi conduzida por Evelyn de Abreu Tagliarini (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Uma comitiva do Governo do Estado esteve em Itu, na última sexta-feira (07), para apresentação do cenário epidemiológico das arboviroses, de modo especial a dengue, no Estado, na região de Sorocaba, na cidade de Itu e entorno, seguida de análise e ajustes de estratégias de prevenção e controle da dengue no município.

A apresentação foi conduzida por Evelyn de Abreu Tagliarini, da coordenadoria de Controle de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof Alexandre Vranjac” – GVE XXXI Sorocaba e acompanhada por Francisca Leiliane O. Mota e Thais de Oliveira Conceição, ambas do Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao Aedes aegypti, e demais representantes do Governo do Estado.

O secretário municipal da Saúde, Tiago Texera, acompanhou a reunião, e comentou sobre a criação, em janeiro deste ano, do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, e sobre ações de orientação e educativas que estão sendo desenvolvidas na cidade de Itu.

Também foram abordadas as estratégias utilizadas para acolhimento e atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue nos serviços de saúde e o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, inclusive o executado aos sábados com o objetivo de diminuir a quantidade de pendência de visitas dos agentes de endemias, considerando que de segunda a sexta-feira muitos imóveis são encontrados fechados.

Texera comentou que, neste momento, nota-se em Itu o aumento da demanda de pacientes com suspeita de dengue ou já acometidos pela doença nas Unidades Básicas de Saúde UBS), no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. E afirmou que, diante de um cenário de aumento da doença, a equipe da Secretaria de Saúde de Itu implantará em breve Centros de Atendimento à Dengue, cujos endereços e horários de funcionamento serão divulgados oportunamente.

Casos

No período de 1º de janeiro a 11 de março de 2025, a cidade de Itu registrou 1.134 casos confirmados de dengue. Para acompanhar o número de casos da doença no município e a relação de bairros com maior incidência de registros, a população pode acessar o link: https://itu.sp.gov.br/boletim-epidemiologico/

Ao apresentar dois ou mais sintomas de dengue, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. O horário de atendimento dengue é das 7h às 18h, na UBS 2 e na UBS 5, e das 8h às 17h nas demais UBS. Em caso de sintomas graves como dor abdominal persistente, sangramento de mucosas (nariz, gengiva), vômitos persistentes, a pessoa deve procurar a UPA 24 horas, na Avenida Nove de Julho, 691, Padre Bento, o PAM da Vila Martins – 24 horas, na Rua Dr Itagiba Vilassa, ou o Hospital da Criança, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 420, Centro, também com atendimento 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *