Respingos de tinta na lataria do carro? Não será mais um problema com estas dicas
Quem acabou de lavar o carro faz de tudo para preservar a lavagem por muito tempo. Mas, às vezes, estacionar em locais que estão passando por reformas pode ocasionar respingos na lataria do automóvel.
Para ajudar os amantes de carro, seguem algumas dicas caso esse problema tenha ocorrido:
- Apurar a tinta que atingiu a lataria: O primeiro passo é saber sobre a tinta que foi respingada na lataria do veículo. Para a remoção das que são à base de água, como as látex, a solução é fácil. É possível remover com um pano, algodão ou esponja, utilizando um polidor. O ideal, também, é utilizar um xampu específico para automóveis;
- Remoção de respingos em carros zero: Se o veículo for zero quilômetro, os respingos de tinta podem ser removidos com tiner. Mas cuidado, o tiner é um solvente muito forte e pode estragar a pintura se a pessoa não tiver experiência. É preciso que um profissional faça o serviço de remoção;
- Remoção de tintas spray: Antes de iniciar qualquer processo de remoção de tinta spray que tenha respingado no carro, é bom testar o produto removedor num canto escondido do veículo. Alguns são apresentados especificamente como removedores de tinta spray, mas é bom tomar cuidado. No caso das janelas, o uso de acetona pode ser bem eficiente, e a limpeza é fácil.
Além das dicas citadas acima, existem também outras maneiras de salvar a lataria do seu carro. Existe uma pasta abrasiva, conhecida como massa roxa, que também é utilizada para remover respingos de tinta da lataria do carro. A pasta deve ser mergulhada num recipiente com água, e depois passada em pedaços pequenos na lataria do veículo, retirando aos poucos a tinta respingada. No fim do processo, o carro deve ser encerado. Outra forma de remoção de tintas do veículo é o uso de querosene, mas o cheiro é horrível e muitas pessoas têm alergia. Há ainda outra forma bem simples, apesar de lenta e trabalhosa, que é a utilização de massa de calafetar vidro.