Restaurante das Pedras: uma história que atravessa gerações
Fundado em uma fazenda centenária, estabelecimento se confunde com a trajetória de uma família
Daniel Nápoli
O Restaurante das Pedras possui uma trajetória de tradição e sucesso que, para ser contada, é preciso voltar pouco mais 100 anos no tempo, época em que o estabelecimento sequer existia.
Em uma existência centenária, a Fazenda das Pedras, então chamada Fazenda Coqueiros, foi adquirida no início da década de 1950 por Olinto Rodrigues de Arruda, conhecido como Nho Ito, que viveu na propriedade ao lado de sua esposa, carinhosamente chamada de Dona Ritinha.
Após o falecimento do casal, a fazenda foi dividida entre seus filhos, com a parte destinada a Luiz Carlos (Luizinho) e sua esposa Maria Benedita (Ditinha), passando a se chamar Fazenda Santa Rita (posteriormente Fazenda das Pedras). Foram implantadas novidades no local, como atividades turísticas, nascendo no local, nos anos 1970, o Camping das Pedras e, no ano de 1983 o Restaurante das Pedras.
Atualmente, de propriedade das irmãs Rita, Antonieta, Teca, Ana Luiza e Marida, filhas de Seu Luizinho e Dona Ditinha (já falecidos), o restaurante possui sistema self service, no qual o cliente pode consumir à vontade por um preço fixo. Há 15 tipos de saladas e frios, além de diversos pratos quentes, como feijoada (aos sábados), dobradinha (aos domingos), leitoa à pururuca, rabada, cuscuz paulista, torresmo e polenta frita, entre outros. Há ainda sobremesas, como doce de leite e doce de abóbora.
Em um ambiente familiar, o Restaurante das Pedras, também disponível para casamentos e eventos coorporativos, está situado nas dependências da Fazenda das Pedras, na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 98. O local está aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. Durante a semana, o estabelecimento atende a grupos, porém com reserva antecipada.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4023-1993 / (11) 4022-1774 / (11) 98444-4607, ou através do e-mail comercial@fazendadaspedraspedrasitu.com.br.
Fotos – Daniel Nápoli/Divulgação