Revestimento de cimento: boa opção para áreas externas
O que fazer para valorizar a fachada da casa, o espaço da piscina e da churrasqueira, ou aquele muro que precisa ser revitalizado? Os revestimentos cimentícios se destacam como opção prática, econômica e durável. Feitos de concreto, podem ser usados no acabamento de pisos ou paredes em áreas externas e fachadas, com diversos formatos que remetem a elementos naturais, como pedras e outras texturas, além de tijolos de demolição e formas geométricas das mais diversas.
A maior resistência e a menor retenção de calor são outras vantagens, como explica o Ricardo Chamelete Gonçalves, empresário do segmento. “Os cimentícios podem ser aplicados em qualquer local, inclusive paredes de madeira, gesso ou drywall. Basta que haja a impermeabilização correta. A instalação é simples, feita com argamassa, e não há perda de material devido a cortes nas peças, por exemplo”, detalha.
O custo também costuma ser atrativo, principalmente pela menor mão de obra (se comparado a outros tipos de materiais) e pela entrega rápida. “Os cimentícios se adaptam a diversos projetos; há uma variedade enorme de cores e tipos, que parecem pedras de verdade, por exemplo. As peças vêm embaladas e impermeabilizadas de fábrica. É só assentar”, destaca Ricardo.
Além disso, são opções ecológicas, pois evitam a retirada de materiais da natureza e não têm necessidade de queima no processo de produção, o que reduz a emissão de CO2.
Esta casa recebeu briques personalizados na área externa, revestimento cimentício que se parece com tijolinhos de demolição
O muro deste jardim foi revestido com o Steno Bruto Carvão, da Passeio. O nome tem inspiração na “horizontalidade original”, identificada pelo geólogo dinamarquês Nicholas Steno, explicada como “a forma natural de sobreposição de camadas de sedimentos que são depositados horizontalmente”