Ricardo Giordani comenta retorno à Câmara e ano do Ituano

O advogado Dr. Ricardo Giordani voltou à Câmara de Vereadores após saída de Dito Roque. Na semana passada, ele recebeu a reportagem do JP para falar de seu retorno ao Legislativo e sobre o ano do Ituano Futebol Clube, em que ele é presidente.
Já habituado à Casa de Leis, onde também assumiu mandato na legislatura passada, Giordani comenta que mudança de cargo (de Secretário de Governo para vereador) foi “radical, mas muito gratificante”. “É um lugar que eu gosto muito de estar e sempre defendendo o que é melhor para a cidade de Itu”, comenta ele, reforçando que é situação.
Giordani relembrou alguns projetos de sua autoria realizados no mandato passado, como o “OAB vai às escolas” e o “Dia da Lembrança”, e aponta que tem outros projetos engatilhados, mas que serão apresentados apenas no início do ano que vem, dada a proximidade do fim deste ano. Giordani também comenta que não vê muitas diferenças entre a legislatura passada e esta, apenas citando como principal ponto de alteração o fato de a Casa de Leis agora ter mais um vereador de oposição – e ele cita Eduardo Ortiz (MDB) como “combativo”.
“A minha forma de tratar os vereadores sempre foi igual, e vai continuar sendo”, declara Giordani, apontando que fora do plenário todos se dão bem, mas em plenário ele defenderá o que acredita ser certo para a cidade. Ele também diz que a situação não vota a favor apenas por ser base, mas por entender que os projetos são bons para Itu.
Sobre a oposição, ele diz que, apesar de alguns discursos mais inflamados, ele vê os vereadores como respeitosos, que votam favorável a diversos projetos do Executivo. Ele acredita que esse espírito deve seguir nos próximos dois anos de mandato.
O vereador também analisou os resultados das eleições deste ano, principalmente a nível local. Ele destaca que o bolsonarismo atraiu muitos votos em Itu, mas que deputados que ajudaram a cidade com verbas também tiveram boas votações. Giordani também se surpreendeu com algumas boas votações de candidatos de esquerda, dado o perfil conservador da cidade, e disse que ainda é cedo para falar sobre os reflexos das votações para deputado no pleito municipal de 2024, mas que as boas marcas de votos de Moacir Cova (PSC) e Rita Passos (Republicanos) devem ser consideradas.
Ituano
Giordani também destacou seu trabalho como presidente do Ituano Futebol Clube, que esse ano fez uma grande campanha no Brasileiro da Série B e foi campeão do Torneio do Interior. Ele destacou a mobilização da torcida principalmente no jogo contra o Vasco da Gama. “A gente viu que a torcida do Ituano abraçou o time”, afirmou.
Ele afirmou também que espera que isso não seja pontual, e que a torcida comece a frequentar o Estádio Novelli Júnior em peso em qualquer partida do Ituano nas próximas temporadas. “Se não abraçar o time agora, eu acabo jogando a toalha (risos)”, afirmou. Giordani disse que já fez “absolutamente tudo” para atrair o torcedor e que não há “nenhuma explicação plausível” para os públicos pequenos em diversos jogos. Agora, com a boa campanha nesta temporada, ele espera uma média de pelo menos 3 mil torcedores para o ano que vem.
Giordani destacou que o Ituano hoje não deve nada para ninguém, graças ao trabalho realizado pela diretoria em seu mandato desde 2014. Segundo ele, o terreno foi limpado para que a gestão tocada anteriormente por Juninho Paulista e agora por Paulo Silvestri pudesse realizar o trabalho dentro de campo da melhor forma. “É uma relação muito respeitosa, aberta e franca”, diz Giordani sobre o trato entre a diretoria e a gestão de futebol.
O presidente já tem participado de reuniões para definir a programação do ano que vem e espera novamente uma boa campanha nos torneios que o Galo irá disputar. Giordani também disse que, caso o Ituano tivesse subido neste ano, não seria um “passo maior que a perna”, por o clube tem um bom planejamento. O planejamento também segue para outros esportes, como o basquete e o futsal down. Outras modalidades estão sendo estudadas, mas Giordani não revela.
O presidente/vereador também celebrou a convocação de Gabriel Martinelli para a seleção brasileira que irá disputar a Copa do Mundo no Catar, destacando que o Ituano ainda tem participação financeira no jogador que revelou para o mundo e agora brilha no Arsenal, da Inglaterra.
Para finalizar, Giordani diz que, como vereador, o ituano pode esperar a mesma atuação de sempre, com portas abertas à população. Ao torcedor rubro-negro, ele deixa a certeza que o clube fará um bom trabalho em 2023. “Neste ano o Ituano enfrentou quatro times gigantes (Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia) e ano que vem eles não vão estar. A tendência é que, se o trabalho for mantido – e vai ser mantido –, é que a gente consiga acessar a Série A”, finaliza.

