Rocha Moutonnée: Um retrato da história
Por Gustavo Moraes
Após passar um longo tempo fechado para reformas, o Parque da Rocha Moutonnée, localizado em Salto, reabrirá para visitas no dia 30 de setembro. Um importante espaço para o lazer e para a história da região, o parque continuará tendo a rocha que dá nome ao local como protagonista. No entanto, o que faz dela especial?
O geólogo e professor do curso de Ciências Biológicas do CEUNSP, Rodrigo Artur Perino Salvetti explicou a importância e a raridade dessa rocha: “O que torna a Rocha Moutonnée especial é que na superfície dela, na superfície desse granito, nós temos várias marcas, estrias, sulcos, caneluras, que foram produzidas pela passagem de uma geleira sobre essa rocha, há 200 milhões mais ou menos, no finalzinho do Carbonífero e início do Permiano, e essas evidências de glaciação que são importantes, que tornam essa rocha especial, e apesar de existirem outros lugares no estado de São Paulo que tem estrias parecidas com essas da Rocha Moutonnée, essa é especial porque ela é uma das primeiras evidências da glaciação que foi descoberta no estado de São Paulo (…)”.
Além de seu valor histórico, outro valor que o parque trás para a sociedade é a demonstração da importância de preservar patrimônios históricos, através de diversos recursos visuais, como placas e murais, o parque está constantemente lembrando o visitante sobre a importância da preservação da natureza, como comenta Salvetti.
“Espalhar a ideia da ciência, fazer educação ambiental, fazer educação cientifica para a população conscientiza todos de que o mundo é dinâmico, de que o mundo muda, o clima muda com o passar do tempo, e preservar esse tipo de afloramento causa bastante curiosidade, as pessoas ficam interessadas em querer saber porque a Rocha Moutonnée existe, qual que é o sentido dela e que o aspecto principal não é a rocha em si, mas o que está gravado, desenhado na superfície dela pelas galeras que passaram ali (..)”.
Um importante símbolo para a história da nossa região e um grande lembrete da importância da preservação da natureza, um exemplo das curiosidades e singularidades que a natureza pode nos oferecer, o parque da Rocha Moutonnée carrega um valor inestimado para a sociedade e definitivamente é um verdadeiro tesouro que deve ser valorizado e visitado por todos.