Roda de conversa organizada pela UNEI marca Consciência Negra em Itu
Estava prevista para acontecer na manhã do último domingo (18) a 1ª Marcha do Orgulho Crespo na cidade, promovida pela União Negra de Itu (UNEI), com concentração na Praça Dom Pedro I. Apesar de muitas pessoas terem confirmado presença no evento por meio das redes sociais, muitas delas acabaram não comparecendo.
Porém, se uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Itu não foi possível, o evento ocorreu de outra maneira, porém sem perder o seu propósito de empoderar e trabalhar a estética negra.
Na oportunidade, os presentes participaram de uma animada roda de conversa, onde cada um se apresentou e contou suas experiências e abordaram sobre a importância do debate na sociedade a respeito do tema. Além de membros da diretoria da UNEI, o evento contou com a presença da deputada estadual eleita Mônica Seixas (PSOL).
Diretor da União Negra de Itu, Ezequiel Franco comentou a respeito do ato. “O intuito é a preservação da estética negra. A gente vive em um país totalmente racista, onde ainda a gente não tem a conscientização da cultura negra, do cabelo crespo, dos nossos traços e o evento é isso, mostrar, empoderar o homem negro e a mulher negra, pois tem muita coisa ainda a ser melhorada, pois a população negra ainda sofre com o descaso do Estado, com o abandono, educação precária e a falta de saúde em meio a uma sociedade discriminatória”, afirma.
Ainda analisando o atual cenário, Ezequiel pondera. “Vejo uma evolução na questão de cotas raciais e sociais. Hoje, vejo negros ocupando cargos importantes, entrando em todos os poderes e é isso que eu acho importante para nosso movimento, ter representantes e ser representado”. (Daniel Nápoli)